Vicunha faz 55 anos norteada pela inovação

Vicunha faz 55 anos norteada pela inovação

Empresa mira expansão internacional, com plano que inclui ampliação da fiação de San Juan, na Argentina.

Vicunha faz 55 anos norteada pela inovação
Fábrica da Vicunha na Argentina

A Vicunha faz 55 anos de atuação norteada por inovação, aprimoramento sustentável de seus processos e aumento da presença internacional. Cada vez mais pretende ser reconhecida como empresa Glocal, com relevância local e alcance global. Multinacional com operações industriais no Brasil, na Argentina e no Equador, a Vicunha revela que o planejamento de 2023 inclui a ampliação da fiação que atende a planta de produção instalada na província de San Juan, na Argentina.

No Brasil, são três parques industriais – dois no Ceará e um no Rio Grande do Norte. Também opera fábrica de denim no Equador. Além de manter operações administrativas em México, Colômbia, Peru, Holanda, Suíça, Espanha, Bangladesh e Sri Lanka.

O planejamento da companhia para os próximos cinco anos abrange a renovação de portfólio de produtos orientados às novas normas ESG exigidas pelas legislações europeias e a contratação de profissionais locais para agregar sua expertise e sustentar o objetivo estratégico na Europa.

JORNADA SUSTENTÁVEL

Fundada em 1967, a Vicunha faz 55 anos divulgando em 2022 seu primeiro relatório de sustentabilidade. O balanço socioambiental tem por base os dados de 2021. Entre os principais resultados registrados destaca a economia de mais de 83 milhões de litros de água e de 11 mil MWh de energia, além da compensação de 30 mil toneladas de CO2.

Em relação ao uso de matéria-prima virgem, superou 7 mil toneladas de reaproveitamento interno de fibras de algodão recicladas e reutilizadas dos resíduos gerados nos processos de fiação e tecelagem.

O documento ressalta dois projetos que reforçam o compromisso da companhia em reduzir continuamente o impacto de suas atividades ao meio ambiente e de impulsionar o desenvolvimento das comunidades onde atua.

O Projeto Pescar é uma das iniciativas de destaque, que foca na capacitação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social nas comunidades do entorno das fábricas, com aulas de capacitação técnica e outras formações sociais. Alunos do projeto, inclusive, podem ser contratados pela Vicunha ao final do ciclo.

Já o projeto Pegada Hídrica mapeou o consumo de água no ciclo de vida de uma calça jeans no Brasil, desde o plantio do algodão até o consumidor final. A iniciativa foi fundamental para promover a transparência na cadeia de moda e permitir identificar a situação atual de cada elo, possibilitando a criação de metas de redução do consumo de água e formas de compensação por meio de projetos socioambientais, destaca a empresa.

Dentro das fábricas, a biomassa se tornou a principal matriz energética utilizada para a geração de vapor. A Vicunha foi pioneira no setor quando, há 20 anos, passou a usar a casca de castanha de caju como combustível para geração de vapor.

FIOS SUSTENTÁVEIS

Na área de produtos, a Vicunha ressalta o esforço para o lançamento de soluções têxteis avançadas, que combinam desempenho, conforto e durabilidade. Cita como exemplo a linha Hemp, sendo a primeira têxtil brasileira a investir na fabricação de tecidos com fibras de cânhamo na composição, combinada a algodão. Lançada no final de 2021, a linha Hemp gerou parcerias e negócios relevantes, comenta a empresa.

A Vicunha foi a primeira têxtil brasileira a participar do Projeto SouABR, iniciativa de rastreabilidade, em larga escala, inédita na cadeia têxtil nacional, que oferece aos consumidores informações sobre a origem do algodão e o processo de produção da peça.

Já em parceria com a Calvin Klein Brasil as empresas criaram a coleção RECYCKLE, que utilizou o estoque obsoleto de camisetas para produzir um novo fio, dando origem a novas peças compostas por 72,4% de algodão padrão certificado e 27,6% de algodão desfibrado.

AVANÇOS EM MEIO SÉCULO

Vicunha vai inaugurar V.Laundry em dezembro no Ceará

“Chegar aos 55 anos de atuação é uma ocasião muito especial. Estamos extremamente orgulhosos de comemorar esta marca de uma história que se confunde com a história da própria indústria têxtil brasileira”, diz Marcos De Marchi, CEO da Vicunha. “Este momento reflete a nossa trajetória e vamos continuar com o olhar atento para o futuro, crescendo no território local e global e com foco em desenvolver processos inovadores e mais sustentáveis, sempre visando a evolução do nosso setor”, finaliza De Marchi.

No balanço que faz de seus 55 anos, a Vicunha destaca a origem, responsável pela expansão dos polos de jeans no Brasil a partir do projeto pioneiro de fabricação de denim no nordeste, até a consolidação como um dos três maiores fabricantes de denim e denim colour do mundo.

“Reforçando o compromisso de ser protagonista na antecipação de tendências de mercado e na busca por oferecer produtos e soluções inovadoras para toda a cadeia produtiva da moda, a Vicunha inaugura em 2023 o V.Laundry”, informa a companhia. Com tecnologia de última geração em serviços customizados com foco em sustentabilidade, design e lavanderia, o V.Laundry está localizado em Maracanaú, no Ceará, em uma área de 2,3 mil metros quadrados.

O espaço, primeiro deste tipo na América Latina, funciona como um hub onde clientes poderão testar nos tecidos Vicunha diferentes tipos de acabamentos, lavagens e construir suas coleções com base nas mais novas tendências do setor. Conectado com os escritórios da companhia ao redor do mundo, o espaço tem como proposta atender todos os mercados onde a Vicunha opera.

fotos: Acervo Vicunha

Conteúdo patrocinado pela marca