Vicunha publica relatório de sustentabilidade

Vicunha publica seu primeiro relatório de sustentabilidade

Na primeira divulgação pública, empresa mostra ações realizadas e resultados.

Pela primeira vez, a Vicunha publica relatório de sustentabilidade. Nessa divulgação, a empresa traça um panorama de sua trajetória de 55 anos e destaca os resultados de 2021, quando bateu recordes históricos de desempenho. O relatório passa ainda pelos pilares que a empresa construiu ao longo dessa jornada e que sustentam a agenda ESG alinhada às novas demandas do mercado, com destaque para a sustentabilidade, diversidade, gestão de pessoas e ações sociais.

Do ponto de vista financeiro, 2021 representou um marco para a empresa, a despeito das instabilidades provocadas pela deterioração econômica mundial e pelos efeitos da crise sanitária. “Mantivemos nossas fábricas operando em plena capacidade com o objetivo de aumentar a participação no mercado brasileiro e fortalecer nossa presença internacional. O porte de nossas operações, a construção de uma rede de fornecimento geograficamente diversificada e a manutenção do volume de produção nos ofereceram vantagens competitivas diante da elevação de custo das matérias-primas. Buscamos repassar os aumentos de preço de forma justa e sustentável, mantendo a qualidade e o cuidado em nossas relações comerciais”, explica o relatório.

“Pela primeira vez em nossa trajetória, o mercado internacional representou 48% das nossas vendas totais no ano”, ressalta o relatório. A companhia aponta bons resultados obtidos em mercados da América Latina, como Argentina, Equador, Colômbia, Peru e México, e da Europa.

Além de plantas industriais e centro administrativo no Brasil, a Vicunha tem fábricas na Argentina e no Equador. Clique na barra abaixo e veja o mapa de atuação da empresa.

MAPA DE ATUAÇÃO DA VICUNHA

GESTÃO AMBIENTAL

A preservação dos recursos naturais permanece como estratégia fundamental da Vicunha. No primeiro relatório de sustentabilidade que publica, a Vicunha divulga como destaques ambientais do ano, a economia de mais de 83 milhões de litros de água e de 11 mil MWh de energia, além de compensar 30 mil toneladas de CO2. A previsão da empresa é elaborar o primeiro inventário de emissões de carbono considerando fontes internas e externas em 2023.

Na parte de materiais, em 2021, a empresa atingiu 6,8 mil toneladas de reaproveitamento interno de fibras de algodão recicladas e reutilizadas dos resíduos gerados nos processos de fiação e tecelagem.

A abordagem do relatório passa pelas ações adotadas pela empresa para gestão e tratamento de água e efluentes. São múltiplas fontes de captação de água, como concessionárias públicas, poços, coleta pluvial e reúso, dependendo de onde estão instaladas as plantas industriais.

O relatório menciona dois projetos ousados da Vicunha. Um deles é o Pegada Hídrica, trabalho no qual empregou métricas próprias para mapear o consumo de água no ciclo de vida de uma calça jeans no Brasil – desde o plantio do algodão até o consumidor final. Os resultados foram apresentados a todo o mercado têxtil.

“Seguimos na constante busca por novas ideias, tecnologias e parcerias, tendo a inovação e a melhoria contínua como aliadas do nosso compromisso em nossa jornada de sustentabilidade”, conta Marcos Antonio De Marchi, presidente da companhia.

COLEÇÕES SUSTENTÁVEIS

No ano passado, a Vicunha apresentou ao mercado uma nova geração de produtos desenvolvidos por meio da união com parceiros como Lycra®, Lenzing® e Archroma®. Entre os diferenciais dos produtos estão: uso de algodão reciclado e recuperado do próprio processo; fio de liocel feito a partir das fibras de TencelTM Liocel REFIBRATM que envolve a mistura da polpa de madeira de reflorestamento com a polpa de celulose proveniente da reciclagem das sobras de algodão pré-consumo e roupas pós-consumo; fio LYCRA® EcoMade, produzido com 20% de material reciclado pré-consumo; fio poliéster reciclado pós-consumo, derivado de garrafas PET; e corantes produzidos a partir da tecnologia patenteada EarthColors® da Archroma, que utiliza resíduos naturais não comestíveis de indústrias agrícolas.

O primeiro relatório de sustentabilidade que a Vicunha publica também aponta os lançamentos do jeans à base de cânhamo e do jeans antiodor.

GESTÃO DE PESSOAS

A Vicunha encerrou 2021 com 6.341 funcionários, distribuídos por dez países. “No último ano, nos tornamos ainda mais exigentes em relação à saúde e à segurança de nossos funcionários, fortalecemos nossas Regras de Ouro e estimulamos o engajamento dos nossos funcionários na percepção de risco e na prevenção”, declarou o presidente da companhia.

No ano passado, a diversidade abraçada pela empresa foi retratada na campanha #ACaraDoNossoJeans. Por meio de vídeos, fotos e materiais de divulgação disponíveis no site e nas redes sociais, funcionários deram depoimentos, “dando voz às pessoas que ajudam a construir nossa identidade”, diz a empresa.

As ações contemplaram ainda o lançamento do programa Evolução da Gente para gestão de desempenho, capacitação, retenção e reconhecimento de talentos. O primeiro ciclo do programa foi concluído em 2021 e contou com a participação de 4.208 funcionários. O cronograma do programa tem ações que se estendem até o final de 2023.

PAPEL SOCIAL

Além de diversos programas destinados ao bem-estar, saúde e segurança de seus colaboradores e dependentes, a Vicunha mantém ações de relacionamento com as comunidades do entorno de suas unidades fabris. O Projeto Pescar é um dos mais antigos.

O Projeto Pescar é realizado em parceria com uma rede colaborativa na qual a Vicunha faz parte e tem como objetivo contribuir para transformar a vida de jovens entre 17 e 19 anos em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece cursos técnicos profissionalizantes e humanísticos, como Manutenção de Máquinas Industriais, Eletromecânica, Tecnologia da Informação, além de oficinas de música, meio ambiente, educação financeira e outros.

O projeto já atendeu mais 30 mil jovens no Brasil.

SOBRE O RELATÓRIO

Conforme a Vicunha, o primeiro relatório de sustentabilidade que publica está baseado nas normas da Global Report Initiative (GRI). O conteúdo foi revisado e aprovado pelos membros do Comitê de Direção da companhia, bem como apreciado pelo Comitê de Sustentabilidade. As demonstrações financeiras são auditadas pela PWC – PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes.

Leia o relatório de sustentabilidade completo da Vicunha.

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