C&A abrirá fábrica de jeans na Europa

C&A abrirá fábrica de jeans na Europa

A intenção é montar um ambiente integrado com costura e lavanderia automatizadas, capaz de confeccionar 400 mil peças por ano.

Em movimento que surpreendeu o mercado internacional, a C&A abrirá uma fábrica de jeans na Europa. Será instalada na cidade de Mönchengladbach, na Alemanha, e que fica próxima á fronteira com a Holanda. A previsão é a fábrica começar a operar em meados do segundo semestre, no outono do norte, em modelo de produção limpa. Batizada de FIT (Factory for Innovation in Textiles), a planta terá como foco inicial a produção de jeans, que chegará ao mercado no próximo ano.

C&A abrirá fábrica de jeans na Europa
Giny Boer, CEO da C&A Europa

Escolheu a vertente jeans, porque a companhia avançou nessa área citando que em 2018 desenvolveu o primeiro jeans do mundo com certificação Cradle to Cradle (C2C) nível Gold. Em 2020, obteve a certificação Platinum dos jeans Beluga.

A produção inicial está estimada em cerca de 400 mil jeans por ano, com expectativa de aumentar para 800 mil em seguida. “O FIT da C&A será mais do que um laboratório de protótipos. Trata-se de produzir em grandes quantidades. A moda sustentável não pode ser apenas um produto de nicho”, declarou Giny Boer, CEO da C&A Europa, em comunicado distribuído à imprensa.

O projeto envolve parceria com universidades alemãs e startups para adotar novos padrões de fabricação envolvendo tecnologia. O processo será integrado com costura e lavanderia automatizadas, acrescenta o documento.

BRASIL REÚNE A MAIOR REDE DE PARCEIROS INDUSTRIAIS DA C&A NO MUNDO

A C&A Europa opera com 1,4 mil lojas em 18 países e emprega 25 mil funcionários.

No plano global, a C&A mantém parceiros industriais em 32 países, mostra pesquisa da Statisa. O Brasil é a rede com maior número de parceiros industriais. Eram 643 confecções em março, portanto antes da pandemia de covid-19, conforme a Statisa.

A China aparecia em segundo lugar, com 241 confecções, e a Bangladesh, com 147 parceiros industriais, de acordo com a pesquisa.