Epson adquire fabricante italiana de impressora têxtil

A Robustelli já trabalhava com a empresa japonesa no desenvolvimento do equipamento de grande porte Monna Lisa.

A fabricante de impressoras Epson está ampliando presença no segmento têxtil. A empresa anunciou a aquisição de 100% do capital da italiana Fratelli Robustelli, especializada na indústria da impressão têxtil, para desenvolver sinergias na área digital a jato de tinta. A entrada da Robustelli no grupo Epson, através da Epson Italia, segundo a companhia, vai permitir elevar a capacidade da empresa japonesa em impressão digital. A Robustelli e a Epson trabalharam juntas no desenvolvimento da impressora de grande porte Monna Lisa, comercializando o equipamentos nos mercados onde as duas empresas atuam. Não há previsão de quando o equipamento chegará ao Brasil.

A Robustelli vai auxiliar a Epson no desenvolvimento de outros equipamentos e ampliar a linha digital para estamparia, combinando expertise de pesquisa e laboratórios. Segundo a WTiN Intelligence, o mercado mundial de impressão têxtil digital tem crescido anualmente a uma taxa de cerca de 25% e a Epson tem como objetivo usar sua rede mundial de vendas e serviços para ganhar espaço nessa área.

Localizada em Como, no norte da Itália, a Robustelli é especializada em desenvolvimento, produção e comercialização de impressoras têxteis digitais a jato de tinta, em especial a série Monna Lisa, que começou a desenvolver com a Epson em 2003. O produto permite gradações e reprodução de cores e impressões industriais de alta qualidade, informam as companhias.