Inditex e Jeanologia desenvolvem sistema que combina fluxo de ar dinâmico e microfiltração.
As empresas espanholas Inditex, holding dona da Zara, e a Jeanologia, fabricante de equipamentos e software para lavanderia industrial de jeans, anunciaram um modelo de lavadora que reduz a liberação de microplásticos durante o processamento de roupas em escala industrial. O equipamento Air Fiber Washer foi apresentado durante a feira internacional de tecnologia têxtil ITMA, que terminou ontem, 14 de junho, em Milão.
Apesar do desenvolvimento conjunto, o equipamento está à venda para a indústria em geral. Conforme a explicação das empresas, a nova lavadora usa fluxo de ar dinâmico em combinação com microfiltração para conter as micropartículas de plásticos liberadas durante a fabricação das roupas. O sistema extrairia até 60% dos resíduos de microplásticos. Usando a máquina, as empresas calculam que seria possível a coleta de até 325 quilos de microfibras por ano, “dependendo do tipo de tecido e das condições da máquina, como carga e movimento”.
Para reter as partículas, o equipamento não emprega água ou energia térmica. “Seu fluxo de ar dinâmico extrai as microfibras das roupas e as recolhe em um saco de contenção para possível reciclagem, aproximando-nos de uma indústria circular com desperdício zero”, ressalta o comunicado das empresas à imprensa.
Nesse informe, Javier Losada, diretor geral de sustentabilidade da Inditex, declarou: “Este projeto com Jeanologia é um exemplo de como podemos colaborar com outras indústrias para limitar nosso impacto em recursos como a água desde o estágio de fabricação”. A máquina está a venda para toda a indústria.
SAMSUNG E PATAGONIA
O combate à poluição dos microplásticos representa um desafio para indústria têxtil e do vestuário em dois níveis. Enfrenta a necessidade de conter a liberação dessas micropartículas ao longo do processo industrial e nas estações de tratamento de efluentes. E, no pós-consumo, quando as roupas e outros artigos têxteis vão para as máquinas de lavar domésticas. Nesse caso, os microplásticos alcançam as redes municipais de água e podem chegar aos rios e aos mares.
De maneira a enfrentar esse derramamento, a Patagonia propôs um desafio para a Samsung, grupo que opera unidade para fabricação de lavadoras de roupas domésticas. Depois de um ano de pesquisa, a Samsung mostrou na maior feira de produtos eletrônicos do mundo, a CES de 2023, em janeiro, um filtro capaz de reter os microplásticos durante as lavagens e que pode ser esvaziado uma vez por ano. Conforme o fabricante, o acessório pode ser instalado no parque atual de sua linha de lavadoras. Não há informação de disponibilidade no Brasil.
foto: divulgação