Os resultados da edição da Colombiatex para o verão 2010

Empresas têxteis brasileiras fazem balanço dos negócios promovidos no evento

Realizada entre os dias 23 e 25 de janeiro na cidade de Medellín, na Colômbia, a Colombiatex reuniu 410 expositores do segmento têxtil de diferentes países, além de quase 9 mil compradores, durante os três dias da feira. O evento, que serve como fonte de contatos para negócios internacionais, contou com a participação de fabricantes brasileiros de denim, que apresentaram suas coleções para o verão 2010, prospectaram clientes e fortaleceram relações com clientes antigos.

 

Cedro

 

Expondo os produtos de sua coleção para o verão 2010, a Cedro avalia bem a sua participação no evento. A empresa projeta negócios avaliados em US$ 1,3 milhão em função dos contatos realizados. “O evento tem grandes proporções e como temos 90% dos nossos clientes de exportação na América do Sul e América Central atinge exatamente o público com o qual queremos fazer negócios”, conta Alessandra Andrade Lionel, gerente de exportações da Cedro.

 

De acordo com ela, nessa edição o evento teve foco maior em negócios, de modo que visitantes acostumados a visitar a feira sem a intenção de fazer negócios deixaram de ir, abrindo espaço para contatos mais promissores. Entre os países que a empresa iniciou negociações estão Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Honduras, México, Republica Dominicana, Peru, Uruguai e Venezuela. “Os fatores mais importantes para concluir, de fato, os acordos iniciados na feira são a agilidade no envio de amostras e a comunicação com os prospectados, para que sejam tiradas quaisquer dúvidas”, comenta Alessandra.

 

Os produtos de destaque da Cedro no evento foram os artigos Cedro Flat Niagara, que contém elastano na composição e em base azul, que possibilita diferentes beneficiamentos; e o Cedro Flat Durban, tecido black rígido de 10,5 oz.

 

Tavex

 

Participante da feira pela oitava vez, a Tavex teve suas expectativas superadas pelo evento, estimando a venda de 1 milhão de metros de tecido até abril, entre clientes antigos e novos da feira. “Os clientes estão com uma expectativa muito grande em relação aos efeitos que a crise terá em seus negócios e, por esse motivo, o evento acabou não sendo tão produtivo quanto no último ano. No entanto, conseguimos bons contatos e muitos negócios como reflexos da feira”, explica Roberto Trujillo, gerente de exportações na América do Sul da Tavex, observando que a projeção inicial de volume de negócios gerado era mais cautelosa.

 

Os países da América Central, além de Chile, Bolívia e Colômbia foram os principais contatos feitos na feira, durante a qual a empresa apresentou a linha Organic Denim, feita com algodão importado certificado, e o Pure Blue, índigo puro relançado para o verão 2010. Segundo Trujillo, outra preocupação da empresa era referente a mudança de nome de Santista para Tavex. “A princípio os clientes estranharam um pouco, mas nosso estande fica sempre no mesmo local e está presente sempre a mesma equipe, então, acabamos não tendo problemas em relação a isso”, conta o gerente.

 

Santanense

 

 

Em busca de novos contatos e resultados rápidos, a Santanense participou da Colombiatex apresentando a coleção para o próximo verão, que tem como destaques as linhas Stretch, Night Blue e True Blue. Os principais contatos foram com México, Peru e Venezuela, além da própria Colômbia. A empresa prospectou contatos que podem render a venda de 2,4 milhões de metros de tecido ao longo do ano.

 

“É muito difícil ter uma idéia exata de quantos negócios essa exposição vai gerar para a empresa, até porque os contatos continuam até seis meses depois da realização da feira. Contudo, tivemos bons resultados e a participação nesse tipo de evento acaba gerando uma confiança maior por parte dos clientes, o que nos traz ainda mais possibilidades de negócios”, analisa Eleonora França, gerente de marketing da Santanense.

 

Canatiba

 

A Canatiba prefere não fazer estimativas de negócios gerados a partir da participação na feira. Marli Vernille Guth, do marketing da empresa, ressalta que os principais contatos foram feitos com clientes de Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia, México, Peru e Equador. Ela acrescenta, ainda, que os artigos com elastano da lnha Hi-Confort foram os que despertaram maior interesse.

 

Vicunha

 

No evento, a Vicunha apresentou a linha Imagine para o verão 2010, lançada oficialmente uma semana antes no Brasil. Comunicado da empresa afirma que “a participação superou a expectativa da Vicunha, gerando boas perspectivas de negócio para 2009”, sem informar volumes negociados.

fotos: divulgação