Ranking mostra as mais valiosas de moda

Ranking de 2022 da Brand Finance Global 500 mostra as mais valiosas de moda

Nike lidera a categoria, seguida por Louis Vuitton que saltou 42 posições em relação a 2021.

Ranking de 2022 da Brand Finance Global 500 mostra as mais valiosas de moda

Entre as 500 marcas mais valiosas de moda do mundo, a Nike mantém a liderança. É a primeira do ranking elaborado anualmente pela consultoria britânica Brand Finance desde 2007, quando começou a ser publicado. Na edição de 2022, a marca Nike está avaliada em US$33,17 bilhões, incremento de 9% sobre o valor de 2021, que rendeu a 49ª posição no quadro geral.

No ranking atual, a Louis Vuitton desbancou a Gucci como a segunda marca mais valiosa de moda do mundo. A grife francesa saltou 42 posições e assumiu o 81º lugar. A Brand Finance avalia o valor de mercado da marca em US$23,42 bilhões, 57,7% acima do que valia no ano passado.

A italiana Gucci desceu para o terceiro lugar em moda, ficando na 108ª posição no ranking geral, tendo subido nove posições.

Apesar de estar classificada como marca de varejo, a plataforma de moda Zalando valorizou e alcançou a 324ª posição no ranking de 2022 das mais valiosas.

Entre as redes varejistas de moda, o posicionamento permanece, com a Zara sendo a mais valiosa, seguida por H&M e Uniqlo. Mas de um ano para o outro as três caíram de posição, indicando perda de valor de mercado. Do 100º lugar em diante, a Brand Finance não informa mais valores, apenas posições.

Outro destaque da edição deste ano é a estreia da Burberry no ranking das mais valiosas de moda, em 499º lugar.

O ranking da categoria ainda inclui Chanel, Adidas, Hermés, Dior, Cartier, Rolex, Tiffany & Co e Coach.

QUADRO GERAL

A Apple manteve-se como a marca mais valiosa do mundo. Com aumento de 35%, atingiu US$ 355,1 bilhões, o maior valor de marca já registrado no ranking, afirmou o relatório Brand Finance Global 500, na edição de 2022.

A Amazon segue em segundo, avaliada em US$350,3 bilhões. A marca Google ocupa o terceiro lugar, com valor de mercado de US$263,4 bilhões, 38% a mais que em 2021.

O TikTok foi a marca que mais cresceu no último ano, segundo a Brand Finance. Saiu de US$18,7 bilhões em 2021 para US$ 59 bilhões em 2022. Ficou em 18º lugar entre as 500 mais valiosas.