Aberta consulta nacional para nova tabela de medidas infantis

Até 30 de setembro, o website da ABNT aceitará sugestões de mudanças, que serão avaliadas para o lançamento da norma em outubro

A partir de hoje, 1º de julho, a norma de medidas do vestuário infantil está aberta para consulta pública no website da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Até final de setembro, a tabela de medidas ficará disponível para que sejam enviadas sugestões de mudanças, inclusões ou outras alterações que o público interessado julgar pertinentes.

 

Os dados serão avaliados pela comissão encarregada da elaboração da nova norma, prevista para ser lançada em outubro. A tabela de medidas que ficará no ar para consulta já contempla ajustes propostos durante o Fórum de Vestibilidade, realizado entre 16 e 18 de junho, como parte da programação da 33ª FIT (Feira Internacional Infanto-Juvenil), ressalta comunicado da ABNT.

 

A entidade garante também que o participante da consulta receberá um comunicado informando se o voto dele foi ou não computado e, em caso negativo, por que foi desconsiderado. A proposta da norma para roupas de bebês, crianças e adolescentes prevê trabalhar com medidas baseadas no tamanho do corpo, abandonando a tradicional grade associada à idade.

 

A tabela atual estabelece 24 medidas corporais, mas para lojistas e consumidores serão divulgadas três delas: altura, cintura e tórax. A estatura representa a medida-padrão. A expectativa da Abravest (Associação Brasileira do Vestuário), que participa da elaboração da proposta de norma, é que coleções de inverno 2010 sejam lançadas em conformidade com o novo padrão, cuja adesão é voluntária.

foto: GBLjeans