Com um ano, programa aponta 67% de fornecedores qualificados de um total de 839 auditados
Após um ano do início do Programa de Qualificação de Fornecedores, a ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) divulgou o primeiro balanço de fornecedores e subcontratados qualificados dentro dos indicadores estabelecidos. Os resultados apontam que 67% dos que passaram pela auditoria receberam o certificado de qualificação.
Segundo o balanço da entidade, ao todo, 839 fornecedores e subcontratados foram auditados. Desses, cerca de 560 foram qualificados, sendo 26% fornecedores e 74% empresas subcontratadas.
Para os fornecedores das empresas signatárias do programa – C&A, Grupo Pão de Açúcar, Leader, Marisa, Pernambucanas, Renner, Riachuelo, Walmart e o Grupo GEP (dono da Emme, Cori e Luigi Bertolli), o prazo final para a obtenção do certificado de qualificação, válido por dois anos, termina em 31 de dezembro de 2012 para companhias sediadas no estado de São Paulo; e 31 de dezembro de 2013 para os que estão localizados em outros estados. A partir daí, esses varejistas só vão comprar de fornecedores que passaram pelo crivo desse programa de qualificação. Segundo a ABVTEX, os pedidos para qualificação têm aumentado significativamente mês a mês junto aos organismos certificadores.
Através das auditoras, os fornecedores e subcontratados são avaliados em relação ao cumprimento da legislação, procedência dos produtos e da forma como eles foram produzidos – sem o uso de mão-de-obra estrangeira irregular ou trabalho infantil. (Veja mais)
Em comunicado ao mercado, Renner, Riachuelo e C&A demonstraram satisfação em participar do programa, que consideram uma ferramenta importante de apoio às auditorias programas de qualidade que as empresas já realizam regularmente.
foto: divulgação