ANEL avalia efeito da alta do dólar sobre o mercado

O diretor do núcleo de lavanderias jeans, Horácio Figueiredo, tem expectativas positivas para 2009

Com as mudanças ocorridas no mercado internacional durante 2008, o setor têxtil e de lavanderia aguarda os movimentos do próximo ano para definir suas ações. Entretanto, de acordo com Horácio Figueiredo, diretor do núcleo de lavanderias jeans da ANEL (Associação Nacional de Lavanderias do Brasil) e proprietário da Lavanderia Amazonas, do Rio de Janeiro (RJ), a expectativa para 2009 é positiva.

“O aumento do dólar inibe as importações chinesas, e isso é bom para o mercado nacional, que ganha mais espaço”, explica Figueiredo. Em contrapartida, a diminuição de importações para o país acaba gerando contenções de gastos por parte das confecções, por terem de pagar mais pelos produtos, e isso gera a diminuição dos serviços diferenciados dentro das beneficiadoras.

 

Outro fator negativo, vindo, também, com a alta da moeda americana, é o aumento do preço dos equipamentos para o setor que, em grande parte, são importados. “Tudo vai depender de como os Estados Unidos vão reagir aos acontecimentos dos últimos meses, e de como ficará o preço do dólar. Ainda é muito cedo para se ter certeza de como vai andar o mercado em 2009 , mas, até agora, a expectativa é boa”, conclui o diretor.