Black Jeans vai segmentar marcas

Além da principal, a empresa estuda lançar outras duas – Arjes e Winona – ainda este ano para atender públicos diferenciados

Para manter a dinâmica acelerada exigida pelo mercado, a Black Jeans pretende lançar outras duas marcas este ano seguindo o caminho da segmentação de públicos. Pierre Khoury, dono da empresa, conta que os nomes já foram escolhidos – Arjes e Winona – e que uma delas irá concentrar os modelos orientados para um público cada vez mais crescente de jovens que estão acima do peso e enfrentam dificuldade para encontrar modelos grandes e descolados.

 

A Black Jeans já fornece modelos nos tamanhos 36 a 54, para homens e mulheres. Mas Khoury avalia que uma marca dedicada a fazer números maiores terá boas oportunidades de mercado, “desde que cuide do estilo”, acrescenta. Para esse projeto, ele se baseia no fato de que a população brasileira tem engordado e ficado mais alta.

 

O perfil antropométrico realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cobrindo o período que se estende de 1974 a 2003, mostrou há um ano que em três décadas a população de obesos praticamente duplicou no Brasil, assim como cresceu o número de homens e mulheres com excesso de peso. A pesquisa revelou, também, que no mesmo período, os ganhos com altura foram significativos, chegando até 10 centímetros na faixa dos 14 anos.

 

Lançamentos
contínuos

 

Com quase 15 anos de mercado, a Black Jeans orienta o desenvolvimento à faixa que vai dos 14 aos 24 anos (homens e mulheres). Versátil, mantém em linha produtos que custam de R$ 17,00 a R$ 55,00, de maneira a atender 5 mil revendedores de todo o Brasil que regularmente se abastecem na loja localizada no Brás, na capital paulista. “Assim, atendemos da butique à rede lojas populares”, diz Khoury.

 

O conceito de coleção funciona como recurso para fixação de marca, com o lançamento de catálogo em três épocas do ano (março, junho e outubro). Mas não determina a renovação de modelos, que é contínua, sem se atrelar à estação. “O giro de modelos é direto”, afirma o empresário. Ele explica que para atender lojas de todo o Brasil precisa manter peças de calor (como shorts e bermudas) e de frio (jaquetas) o ano inteiro nas prateleiras.

 

A elaboração dos modelos está a cargo da equipe de estilo com 15 pessoas. E mesmo com toda a produção terceirizada, em volume físico que o executivo prefere não revelar, a Black Jeans emprega 150 funcionários diretos.

fotos: reprodução