Blue Wash investe em equipamentos de passadoria

Lavanderia comprou máquinas automáticas com sistema a vapor, que torna mais rápida a atividade, como parte do plano para aumentar a produção até o final do ano

De Capivari, no interior de São Paulo, a lavanderia Blue Wash fez investimentos, há dois meses, em equipamentos com sistema a vapor para a área de passadoria. Além das quatro máquinas, compradas de um fabricante italiano, a empresa prevê mudanças no funcionamento com o intuito de aumentar a capacidade produtiva até o final deste ano. Com o novo sistema, uma calça jeans é passada e fica pronta em menos de um minuto.



A calça fica presa pelas extremidades, numa espécie de manequim, sendo preenchida com vapor, que esquenta e alisa o tecido, em substituição ao modelo de prancha que prensa a peça. Segundo Fernando Garcia, gerente de produção da Blue Wash, com o novo sistema, uma calça jeans é passada em 14 segundos, referindo-se ao tempo que a peça fica presa no manequim, recebendo o vapor.
“O processo todo varia de tempo, pois, depende muito da pessoa que está operando”, acrescenta Garcia, lembrando que as peças têm que ser colocadas e retiradas do manequim manualmente.

Ele revela que a lavanderia ainda mantém máquinas de prensa, para passar peças como jaquetas, vestidos e macacões, mas avalia que a etapa foi otimizada em 70% com as quatro máquinas com sistema de vapor. Garcia ainda acrescenta que, até o final do ano, a empresa deverá incluir mais um turno de trabalho. Hoje, opera em dois turnos, com a intenção de implantar o terceiro brevemente. “Nossa meta é atingir a produção de 500 mil peças por mês. Com o terceiro turno, já conseguiríamos praticamente dobrar a capacidade atual”, ressalta o gerente. Atualmente, a Blue Wash processa, em média, 180 mil peças por mês.

Confecção e marcas próprias
Ao lado da lavanderia, funiona a área de confecção da empresa, chamada Racheltex. Na empresa, são produzidas cerca de dez marcas próprias de jeans, além do atendimento de serviços de PL (private label). São marcas para diferentes segmentos: adulto, infantil, teen, plus size e de uniformes.



De acordo com Marcelo Aranha, gerente comercial da Racheltex, a produção da confecção é dividida em 50% para atender aos serviços de PL e os outros 50% para a fabricação dos próprios produtos. Estes são comercializados através de representantes comerciais e por intermédio de loja virtual para lojistas e pessoas físicas.

A Racheltex levou os lançamentos de verão 2013 das dez marcas para apresentar durante o Salão Moda Brasil, realizado no início deste mês. Entre os destaques, está o denim colorido, em tons de vermelho e verde. Na cor tradicional, o tecido também compôs novidades como chemises para crianças, pantalonas e macacões para o público adulto feminino.

fotos: divulgação e GBLjeans