Brilho no inverno de 2007

O uso do glitter para estamparia em denim é uma das tendências da estação

A referência aos anos 80 na moda resgata o brilho do glitter nas coleções do inverno 2007 em peças jeans. A estamparia no denim brinca entre os tons de prata e ouro. “Mas nada impede de soltar a imaginação e usar outras cores, como vermelho, azul, rosa”, afirmou o consultor de moda, Fernando Aidar, diante da atenta platéia do Senac Moda Informação, cuja 28ª edição foi realizada na última quinta-feira, 19, em São Paulo.

 

Durante a apresentação o consultor citou como exemplo um modelo de calça da grife Roberto Cavalli, cuja aparência é de uma aplicação em renda preta. “Na verdade, estampou a renda, preencheu com pasta de glitter e depois passou pela estufa para garantir a fixação”, detalhou Aidar, ele próprio vestindo um modelo Cavalli com processo semelhante.

Nos desfiles da estação, ouro e prata foram as cores mais empregadas. Combinadas, inclusive. “Em proporções bem dosadas, para evitar os exageros”, recomenda o consultor. O efeito é executado como uma etapa do processo de beneficiamento do jeans de diferentes maneiras.

Várias alternativas

Estamparia é uma delas e exige o uso de estufa, recurso de estamparia que poucas lavanderias brasileiras dispõem. Há processos alternativos, como o jato, o pincel e a prensa térmica. Os recursos empregados vão depender basicamente do tipo de material manuseado. O mercado dispõe de produtos prontos para serem aplicados, em pasta ou na forma líquida. Também é possível compor o próprio material, comprando resinas incolores ou gel para serem misturados com o pó de glitter.

Quase todo o glitter consumido no Brasil é importado. Já os produtos prontos, assim como as resinas e o gel para completar a mistura, têm produção local. É recomendado o uso de glitter de poliéster por ser mais resistente a altas temperaturas e ao contato com solventes e vernizes das tintas. A granulometria varia de 0,04 milímetro até 0,15 mm e, mais recentemente 0,40 mm, como vende a Texpal. Quanto maior for o diâmetro, mais brilho terá o material. O maior consumo está concentrado na faixa de 0,08 mm.

Lançamentos

Grande parte dos fornecedores trabalha com escala em torno de 20 cores de glitter. Contudo, ouro e prata são os mais vendidos, afirma Celso Comisso, diretor comercial da Splashcor, fabricante e distribuidora de produtos químicos. Para acompanhar a onda de brilho, a AGS Química se prepara para lançar uma pasta metalizada, da cor do alumínio, que servirá de base para fazer a pigmentação em qualquer cor. A princípio, a empresa planeja fornecer opções nas cores azul, vermelho, amarelo e preto. “A partir delas, a pessoa consegue chegar a outras cores”, explica Eduardo Fernandes, gerente de vendas da empresa que atua como fabricante e distribuidora.

Segundo o executivo, a pasta pode ser usada por estamparias, cuja base é a serigrafia que exige o uso de estufa, como pelas lavanderias que recorreriam, então, à prensa térmica, equipamento facilmente encontrado na maioria delas. “Assim a lavanderia consegue obter o efeito de quadro sem estamparia”, destaca o executivo.