Cidades-sede da Copa definem feriados

Confira o calendário de jogos e as decisões de cada município, como o de São Paulo que decretou feriado no dia da abertura, com ponto facultativo para o comércio.

A quase vinte dias da Copa do Mundo, as cidades-sede do mundial definiram feriados e pontos facultativos de instituições públicas. A indústria e o varejo devem se adequar ao período com diferentes esquemas de trabalho ou com a dispensa de funcionários. Um estudo da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) aponta que 52,3% das empresas esperam reflexo pequeno nos custos causados por paralisações nos dias de jogos, e 12,4% não prevêem impacto algum. Já a Fecomércio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) avalia que quando for feriado nos dias de jogos o varejo poderá perder no mínimo 5% da venda diária, pois, parte dos estabelecimentos fecha, metade das pessoas antecipa compras e a outra metade deixa de consumir.

Os bancos deverão atender ao público em horário alternativo nos dias de jogos da seleção brasileira, com obrigação de funcionarem no mínimo quatro horas. Os horários devem ser afixados na porta das instituições financeiras com antecedência de dois dias úteis. De acordo com a Lei Geral da Copa, os estados, o Distrito Federal e os municípios que sediarão os eventos podem declarar feriado ou ponto facultativo nos dias das partidas.

Algumas cidades optaram por mudar o horário do expediente em dias de jogos para facilitar o deslocamento de torcedores ao estádio ou para assistir as partidas, especialmente quando a seleção brasileira for disputar. A abertura da Copa do Mundo está marcada para o dia 12 de junho em São Paulo. O encerramento será no Rio, dia 13 de julho.

Acompanhe abaixo os dias de jogo e a decisão de cada uma das 12 cidades-sede.

SÃO PAULO – ARENA CORINTHIANS

RIO DE JANEIRO – MARACANÃ

BRASÍLIA – MANÉ GARRINCHA

BELO HORIZONTE – MINEIRÃO

RECIFE – ARENA PERNAMBUCO

NATAL – ARENA DAS DUNAS

MANAUS – ARENA DA AMAZÔNIA

SALVADOR – ARENA FONTE NOVA

CURITIBA – ARENA DA BAIXADA

PORTO ALEGRE – ESTÁDIO BEIRA RIO

CUIABÁ – ARENA PANTANAL

FORTALEZA – ARENA CASTELÃO