Damyller fatura R$ 107 milhões, em 2007

Cide Damiani, um dos fundadores da empresa que controla 61 lojas próprias, explica os fatores que levaram a uma expansão de 20% das vendas em relação a 2006 e a construção da segunda fábrica

A Damyller encerra o ano registrando receita de R$ 107 milhões, 20% a mais que o obtido em 2006. Com os atuais 61 pontos-de-venda, todos em lojas próprias, a empresa avalia que pode repetir a mesma taxa de expansão em 2008. Mas, como está prevista a abertura de mais dez ou doze unidades ao longo do próximo ano, o crescimento pode ser maior.

 

O projeto de expansão empreendido pela Damyller, quando em 1991 passou a investir em lojas próprias, prevê chegar à marca de cem unidades, entre 2010 e 2011. Para fazer frente a esses planos, entre os investimentos está a construção de outra unidade de costura quase do mesmo tamanho da atual, erguida em um terreno de 62 mil metros quadrados em Criciúma (SC), ocupando área de 12 mil metros quadrados. Segundo Cide Damiani, que fundou a empresa em 1979 com os três irmãos, a nova fábrica deverá entrar em operação a partir do segundo semestre de 2008.

“Depois de tudo completo, essa unidade terá em torno de mil colaboradores e capacidade de produção do mesmo nível”, informa o empresário. A planta atual, localizada em São Bento Baixo (a 15 quilometros de Criciúma), se estenderá por 17 mil metros quadrados de uma área total de 55 mil metros quadrados. A capacidade de produção é de 140 mil peças por mês, das quais apenas algumas linhas de acessórios não são fabricados internamente.

 

Com 1,7 mil funcionários, a Damyller é uma empresa verticalizada. “Produzimos, lavamos, transportamos e vendemos”, descreve Damiani com orgulho. De acordo com o empresário, 90% da distribuição dos produtos para os pontos-de-venda é feita por frota da própria empresa. Apenas para localidades mais distantes, cujo acesso por rodovias é mais difícil, a empresa adota outros meios. Por exemplo, usa transporte aéreo para fazer chegar as mercadorias nas lojas situadas em estados do norte do país.

 

Ao responder sobre os fatores que sustentam a trajetória bem-sucedida, Damiani prefere tratar da filosofia empresarial. “Sucesso é importante quando a gente faz aquilo que gosta, pois, quando gosta, aperfeiçoa aquilo que faz. Também tem que ter seriedade e muito trabalho, muito respeito entre colegas e bom relacionamento. A humildade é o ponto-chave”, defende. Para arrematar em seguida, como prova do acerto: “A empresa está há 28 anos no mercado com o mesmo CGC e a mesma inscrição”.

 

fotos: divulgação