Fabricante de Divinópolis (MG) olha ação como estratégia para reativar as vendas que despencaram há três anos, quando a cidade passou a atrair menos compradores.
A diretoria da Delles Jeans, marca mineira de Divinópolis, estuda estratégias para reativar as vendas, entre as quais abrir lojas de atacado fora do estado. “Neste último ano o desempenho da economia caiu e a competição fez com que a região de Divinópolis perdesse compradores para outras cidades como Goiânia (GO), Caruaru (PE) e Santa Catarina”, afirma o proprietário da Delles, Cleber Amaral.
A empresa não trabalha com representantes, operando através de cinco lojas de pronta entrega que também atendem o varejo, todas em Divinópolis. “Vimos o movimento cair 60% a 70% nos últimos três anos; a região mudou de perfil e não está atraindo ônibus de compradores como antes”, diz o executivo. A fábrica diminuiu a produção de 10 mil para 5 mil peças por mês nesse período.
A marca de moda feminina e masculina jovem e adulta não lança coleções: coloca nas lojas em torno de 20 novos modelos a cada semana, em torno de 250 peças, sendo 80% em denim e 20% em sarja, entre bermudas, saias e calças. Hoje 60% da produção vai para o varejo e 40% para o atacado, uma inversão do que era há poucos anos, devido à queda de vendas para lojistas. “Atraímos o consumidor final da região, mas não os lojistas de outros estados. Se deram melhor as marcas que trabalham com representantes que atendem todo o país”, avalia o executivo.
Amaral espera a reativação da economia no próximo ano para pensar em expansão. “Em 2014 tivemos queda de 10% nas vendas devido à conjuntura econômica. Estudamos abrir uma loja de atacado em Goiânia (GO) e reativar nosso braço de varejo se o mercado melhorar”, afirma Amaral. A região também tem dificuldade em atrair mão de obra qualificada.
A Delles atende jovens e adultos com estilo tradicional. Com lavanderia própria, desenvolve diversas lavagens no denim e atende também tamanhos maiores como 46, 48 e 50, para o público feminino.