Departamento Jeans investe em nacionalização

Departamento Jeans investe em nacionalização

Em 2024, marca goiana aplicará em torno de R$6 milhões como parte do plano para atuar em todo Brasil.

Nos últimos dois anos, a Departamento Jeans promoveu duas importantes mudanças. A primeira tem a ver com o perfil de produtos com a introdução de uma linha de alfaiataria que exigiu da empresa a compra de maquinário especial como os equipamentos para entretelamento e para fazer bolso faca, entre outros. Para essa nova frente, a Departamento Jeans investe R$4 milhões, conta Alexandre Borges, fundador da empresa.

Introduzida gradativamente, a mudança está mais forte na coleção do verão 2025, apresentada aos 28 representantes comerciais no final de abril no Brás, em São Paulo.

A Departamento Jeans é uma marca de atacado, operada por representantes, sem pronta entrega, que hoje atua apenas no segmento masculino. Fundada em 2005 em Jaraguá, cidade de Goiás, a marca tem vendas fortes no próprio estado, além do norte e do nordeste. Mas a partir de 2025, quando completará 20 anos de mercado, a Departamento Jeans investe na segunda frente a partir da qual visa ter cobertura nacional.

Borges explica que começou o projeto de nacionalização pelo Rio Grande do Sul, e foi subindo até o Paraná. Para esses mercados, a marca incluiu itens de frio, produtos com os quais não trabalhava. O sudeste é o próximo alvo para expandir as vendas, comenta Luan Souza, gerente comercial da Departamento Jeans.

MAIS R$6 MILHÕES

“Estamos no nosso melhor momento como empresa”, assegura Borges. A produção alcançou 60 mil peças por mês em 2024. A partir do segundo semestre estão previstos de R$5 milhões a R$6 milhões em investimentos de marketing apliados no projeto de nacionalização. “Nacionalizar uma marca é um processo complexo que vai muito além de buscar novos clientes em diferentes regiões. O primeiro grande desafio de nacionalizar uma marca é entender o Brasil, suas regiões e seus diferentes perfis de consumidores”, ressalta Marcela Rocha, gerente de marketing da Departamento Jeans.

Com a coleção de inverno de 2025, a marca espera colher os resultados dessa implementação. “E viver essa grande virada de chave”, diz a gerente.

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