Ecosimple prepara estreia na área de moda

Fabricante planeja lançar em janeiro o Eco Blue Denim para uso em roupas

Há dois anos no mercado têxtil, a Ecosimple tem a proposta de produzir tecidos a partir de insumos reciclados. São sobras de tecidos algodão combinados a fios de PET, obtidos mediante o reprocessamento de garrafas de plástico descartadas. Até o momento, os tecidos fabricados pela Ecosimple são comercializados para os setores calçadista, moveleiro e de acessórios, contudo, a empresa planeja fornecer para a área de moda, pretendendo lançar uma opção em denim no ano que vem.

O mix da produção atual da empresa está dividido em 50% para calçados, 30% para móveis e os outros 20% para bolsas e cintos. Atualmente, o denim e a sarja correspondem a 15% da produção total de 50 mil metros por mês da Ecosimple. Mas, segundo José Israel Nascimento, gerente comercial da empresa, há projeto para aumentar consideravelmente esse número a partir de janeiro, quando está previsto o lançamento do Eco Blue Denim.

O novo tecido mistura sobras de algodão, fios PET e 2% de elastano. “Será lançado no próximo São Paulo Fashion Week em parceria com a marca Alexandre Herchcovitch”, conta o gerente. No momento, existem apenas pilotos com o novo denim. Nascimento afirma que a expectativa é que sejam produzidos 30 mil metros desse tecido por mês, enquanto a previsão é a produção total da empresa atingir 80 mil metros por mês, no próximo ano.

Ele conta que a produção é feita em parceria. A Ecosimple recolhe o material, leva para uma cooperativa, localizada em Brusque (SC), onde os retalhos são separados por cor e depois levados para a fiação, que fica na mesma cidade catarinense. De lá, os fios viajam para a tecelagem no interior paulista encarregada da produção da linha de tecidos da Ecosimple. Para a fabricação dos tecidos de poliéster, as garrafas já chegam moídas, prontas para receberem o tratamento necessário para virar fio, explica Nascimento.

fotos: divulgação