Em um ano, a Jonny Size prevê faturar R$ 10 milhões

Reposicionada, a marca do vocalista da banda O Rappa, Marcelo Falcão, inicia o processo de expansão a partir do próximo ano

Após passar por um período de reposicionamento em junho deste ano, que envolveu reformulação do mix de produtos, mudanças estratégicas e visuais na área de marketing e implantação de uma equipe comercial, a Jonny Size prepara a expansão. A marca de moda masculina do cantor Marcelo Falcão, vocalista da banda O Rappa, tem planos de triplicar o número de pontos-de-venda que atende por atacado e de faturar R$ 10 milhões no próximo ano. O plano de expansão contempla, ainda, o objetivo de abrir 40 lojas monomarca e atender 1,5 mil multimarcas até 2011.

 

A nova estratégia reflete a decisão de contratar um consultoria dedicada à gestão de marcas. De acordo com Luiz Cezar Pimentel, gestor da marca na Céu Marketing de Moda, as mudanças foram agressivas, pois o principal objetivo foi focar no público que se identifica com a banda, com sua filosofia. “Mudamos a logomarca, resolvemos colocar a imagem do elefante para representar bem o conceito da marca, que envolve respeito, força, sabedoria, bondade, família e simboliza a África, referências que caracterizam o Rappa”, explica Pimentel.

 

A Jonny Size foi criada pelo vocalista Falcão no início de 2007. “O novo conceito da marca envolve três pilares de posicionamento: cultura, sustentabilidade e respeito. Quem administra a Jonny Size é a Excapare, que tem à frente o meu pai, Ademir e o meu irmão, Vinícius. Nada na Jonny Size é feito sem o meu aval e supervisão deles”, afirma Falcão.

 

Para expandir as vendas da marca, a Céu decidiu abrir 20 showrooms em diversas cidades brasileiras para atender as multimarcas. Segundo Pimentel, apesar de recentes, as mudanças geraram bons resultados. “As vendas aumentaram, temos cem clientes ativos e só recebemos elogios dos fãs da banda, pois, pensamos nas necessidades do consumidor e não em tendências”, afirma o o gestor da marca.

 

Os planos para o próximo ano envolvem ampliar a rede multimarcas para 300 a 400 lojas e investir até R$ 700 mil em marketing ao longo de 2009. “É preciso estar focado em planejamento para atender a demanda e fazer as coisas fluírem, por isso, temos planos para daqui a cinco anos”, destaca Pimentel.

O jeans representa 20% das vendas da Jonny Size, que irá aumentar o mix de produtos em jeans para a próxima coleção de inverno. A produção da marca é terceirizada e gira em torno de 50 mil peças por coleção.

 

Outro plano é vincular à marca a ações de responsabilidade social, começando pela parceria com a ONG Arca Brasil, associação protetora de animais, na campanha para proibir os circos de usarem elefantes como atração no picadeiro.

A Céu administra
outras 15 marcas

 

Como gestora de marketing de moda, a Céu presta consultoria para a Jonny Size, desde março. “O fato de não termos uma história toda unificada deixava tudo muito solto e algumas coisas não fluíam como o desejado, havia alguns pontos do Brasil que não conseguíamos chegar, algumas ações diferenciadas que sabíamos que precisávamos fazer e não conseguíamos chegar a um denominador comum. Então, contratamos a Céu que cuida de todos os assuntos relacionados a estilo, marketing e comercial”, afirma Falcão.

A Céu atua como consultora de empresas de moda há quatro anos e atende, hoje, 16 marcas nacionais.

 

fotos: Vera Donato (Falcão e grupo O Rappa) e divulgação