Equus muda modelo comercial

Em nova fase, empresa deixa pronta entrega apenas para a Love Etc e passa a distribuir a marca-mãe via representantes comerciais.

Estabelecida no varejo, com 70 lojas entre pontos próprios e franquias, a Equus decidiu adotar novo modelo comercial no atacado pelo qual a marca deixa de ser comercializada na pronta entrega e passa a ser distribuída via representantes comerciais. Iniciou o projeto em meados do ano atendendo todas as regiões pelo novo canal, com exceção das praças do sudeste. A partir da coleção do inverno 2015, lançada desde outubro, a Equus só será vendida por pedidos em todo o Brasil.

“Essa foi nossa grande aposta. Está acontecendo, estamos abrindo novos clientes. Estamos com mais de 200 clientes multimarcas operando pelo novo sistema”, comemora Priscilla Tesser, gerente de marketing do grupo Equus & Co. Para atender o novo canal de vendas, a empresa teve que antecipar coleções e tudo que envolve essa decisão – pesquisa, desenvolvimento, produção, campanha.

A chamada venda em showroom estipula pedidos mínimos de cem peças cada um. Diferentemente de abastecer uma loja de pronta entrega, essa produção sob demanda afetou também a rotina da fábrica, que tem que ajustar a operação de acordo com as vendas, assim como da logística, explica a gerente. Por outro lado, com carteira de cerca de 2 mil multimarcas, a Love Etc tem ganhado força no atacado, afirma Priscilla.

Ambas as marcas têm foco no jeans e compartilham a mesma modelagem, considerada a característica mais forte da empresa. Segundo a executiva, a diferença entre ambas é o preço, um pouco mais baixo na Love Etc em relação à Equus, e o fato de a marca mais nova “ser mais fresh em relação à moda”, o que permite ao mesmo lojista comprar das duas.

Volume, planos e coleção
Embalada por essas mudanças, a empresa encerra 2014 com produção em torno de 900 mil peças e expectativa de manter essa média no próximo ano. Os projetos envolvem ampliar o número de multimarcas atendidas por representantes e abrir franquias da Equus em praças onde a marca ainda não atua. No segundo semestre, a rede de varejo passou por ajustes, encerrando a operação de cinco lojas. Atualmente, são 70 pontos, dos quais 15 próprios. Outro projeto em estudo para 2015 é o lançamento do ecommerce da Equus para atender o varejo.

O calendário de lançamentos para o novo atacado mudou. Serão dois momentos de cada coleção. Assim o outono chega em outubro, com reforço de inverno em fevereiro; a primavera chegará em maio e o verão, em julho, conta Priscilla. Já a Love Etc mantém duas coleções, a de inverno em fevereiro e a de verão, em julho, com novidades lançadas a cada semana no intervalo entre uma e outra.

A primeira fase do inverno da marca Equus trabalha o tema Wild City, com o lançamento entre 300 e 400 modelos, dos quais 40% formam a linha de jeans. Entre as novidades da estação, a executiva destaca o lançamento da linha work, com peças de corte de alfaiataria, como calças, blazers e vestidos. Os marcos da coleção abrangem decote V acentuado; vestidos modelo cache-coeur; franjas; detalhes de decoração do jeans com ilhoses de metal em prata ou dourado; estampas de bichos; uso de neoprene em vestidos e blusas; detalhes de couro. Na cartela de cores da estação, figuram o amarelo forte, o branco e preto, o cinza, o bordô, o verde militar e os tons terrosos.