Fematex aguarda público de 15 mil pessoas

Com 80 estandes, o evento que começou hoje, 25, concentra a oferta de matéria-prima, equipamentos e serviços para confecções

Cerca de 15 mil pessoas devem visitar até sexta-feira, 28, os 80 estandes da Fematex (Feira Internacional de Materiais para a Indústria Têxtil e de Confecção), no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC), que abriu nesta terça-feira, 25.  No local, é possível encontrar materiais, tecnologia e serviços para a criação da indústria de confecção e de tendências da moda. Promovido pelo Sindicato das Indústrias Têxteis de Blumenau (Sintex), o evento junta matéria-prima, produtos, equipamentos e serviços para tecelagens e confecções.

 

Da feira participam indústrias como Adina, ARP, Canatiba, Capricórnio, Covolan, Haco Etiquetas, Horizonte, Renaux, Santana, Schlösser, Veneto Bordados e Vicunha. O diretor executivo do Sintex, Renato Valim, destaca que a feira foi concebida para assegurar a aproximação entre o fornecedor e compradores do Brasil e do exterior. O Fórum de Tendências, instalado logo na entrada do evento, apresenta os principais lançamentos de cada empresa. A Fematex também reservou um espaço chamado Bureaux de Desenhos, onde estilistas e designers mostram trabalhos e prestam consultoria, além de manter uma sala de negociações para expositores.

 

Conforme Valim, com o mercado cada vez mais competitivo, a informação é um dos principais argumentos para as empresas melhorarem o desempenho. Outra alternativa, segundo o executivo, é o lançamento de um número cada vez maior de coleções. “Quanto mais coleções as marcas lançarem, maior a chance de ocupar espaço no mercado”, entende.

 

Indo-Tai abre
escritório no Brasil

 

Os fornecedores também se esforçam para ampliar fatias de mercado. Responsável por abastecer 25% do mercado de fios do Brasil, a indiana Indo-Tai Synthetics, que fabrica fio de poliéster, anuncia que está abrindo um escritório de vendas da própria companhia em Blumenau (SC), disposta a ampliar essa participação. De acordo com o gerente de marketing da empresa, Prashant Charan, a escolha da cidade para abrir a filial foi decidida em função da representatividade do mercado catarinense. A empresa estima que 60% do mercado brasileiro de fios estão concentrados em Santa Catarina.

 

Atualmente, a cadeia têxtil da base do Sintex responde por 45% das exportações brasileiras do setor. Somente na região de Blumenau, são 3,5 mil empresas que, juntas, geram cerca de 50 mil empregos diretos. Por isso, na quinta-feira, a senadora Ideli Salvatti e o deputado federal Rodrigo Rocha virão ao evento para apresentar a Frente Parlamentar Mista pelo Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção, recentemente anunciada.

 

O objetivo é divulgar os assuntos que serão tratados pela frente, como a promessa de criar 1 milhão de novos postos de trabalho nos próximos dois anos e nove meses, quando termina a legislatura atual. A feira é destinada aos profissionais do setor têxtil, como confeccionistas, lojistas, estilistas e profissionais das áreas de criação, desenvolvimento de produtos, produção e comercial. Estudantes de moda e afins terão de comprovar matrícula no curso para ter a entrada liberada. Caso contrário, terão que desembolsar os R$ 20,00, cobrados pelo ingresso para visitantes que não são do setor.

*especial para o portal GBLjeans