Grandes lavanderias fecham no Brasil

Nova edição do Anuário GBLjeans também registra mudanças nos outros três guias de fornecedores: fabricantes de denim e sarja; produtos químicos; e aviamentos.

Com os tropeços da economia, e foram alguns desde que a publicação foi lançada em 2005, o Anuário GBLjeans acompanha os apertos do mercado, com impactos sobre as lavanderias industriais especializadas em aplicar efeitos sobre peças jeans. Mas, as mudanças desde o segundo semestre do ano passado foram profundas. Fecharam grandes lavanderias do país. Em um ano o país perdeu capacidade instalada para 900 mil peças processadas por mês, revela o Anuário GBLjeans 2016, lançado no início de agosto.

Entre grandes e menores, 15 lavanderias encerraram atividades no prazo de um ano e em todas as regiões do país. O corte no sul foi o mais abrupto porque concentrou o fechamento de lavanderias paranaenses que produziam em torno de cem mil peças por mês cada uma. Ceará e Pernambuco registraram seis baixas, assim como Goiás (-1), São Paulo (-2), Santa Catarina (-1) e Minas Gerais (-1). Houve ainda fusão de operações, além de lavanderias que mudaram de dono e de nome.

Ainda assim o Guia de Lavanderias do Anuário GBLjeans lista 186 empresas que prestam serviços no Brasil. A publicação mostra o nível de produção desse conjunto de empresas e a evolução do parque instalado de equipamentos de aplicação de efeitos modernos, como laser, ozônio e bigode 3D, mesmo com uma base menor de lavanderias em operação.

MUDANÇAS NOS OUTROS SETORES
O Guia dos Fabricantes de Denim e Sarja aponta para a saída da Horizonte Têxtil desse mercado. O fabricante mineiro suspendeu as atividades em 2016, sem prazo de retomada. Outras companhias fecharam unidades de produção no país. O Anuário mostra a quantidade de fábricas em atividade de cada produtor nacional e o tipo de tecido que batem.

Na área química, o guia do Anuário GBLjeans registra a saída da Basf do mercado têxtil, ao vender a divisão para a Archroma em 2015; e a fusão este ano da PQT com a Virkler criando a PQVIRK. O guia informa quais mercados cada uma das empresas atende: lavanderia, tinturaria, indústria têxtil e estamparia. Mais recentemente, o Grupo Bellfer assumiu as operações da AGS Nordeste.

A área de aviamentos também perdeu concorrentes. Duas empresas fecharam e uma mudou de ramo.

FICHA TÉCNICA: DNA DO JEANS
A reportagem de capa da edição 2016 aborda a importância da ficha técnica de produto para a linha de confecção do jeans, funcionando como espécie de carteira de identidade da peça. Ao final do artigo, uma surpresa: o Anuário GBLjeans premia os leitores com um enxuto modelo de ficha técnica, estruturado a partir das dicas e conselhos de especialistas feras do mercado.

UNIÃO DO FíSICO COM O VIRTUAL
O Anuário GBLjeans é a única publicação impressa da SPPress. Como a maior parte do tempo atua no mundo digital, a editora inovou colocando na terceira capa da revista caminho na forma de QR Codes (códigos lidos pelos celulares) para que os leitores do papel possam acompanhar as notícias diariamente na web.