Hering inicia estratégia de internacionalização da marca

A empresa vai reinaugurar suas franquias no exterior e busca novos parceiros para abrir lojas em países da América do Sul

Prestes a completar 130 anos no mercado, comemorados em agosto, a Hering planeja sua estratégia de internacionalização começando por ajustes em suas franquias no exterior. A primeira fase do projeto prevê a revitalização das unidades da marca em outros países, a começar pelas lojas do Paraguai, além de buscar novos parceiros em países da América do Sul. A partir de 2011, os esforços da empresa deverão ser direcionados para a abertura de franquias na Argentina, no Chile e na Colômbia, além da estruturação de um sistema de logística que possa funcionar de maneira eficiente para levar as novidades até esses mercado, a despeito das barreiras alfandegárias.

 

“Renovamos nossas coleções a cada dois meses, no entanto, a licença de exportação para essas localidades demora cerca de 60 dias para liberação. Por isso, esse é um plano para longo prazo, já que precisamos determinar como será toda a estrutura de distribuição. Enquanto isso, vamos reinaugurar as franquias Hering que já existem na América Latina”, conta Edson Amaro, gerente de mercado internacional da Hering. Segundo ele, a marca conta com cerca de 15 unidades no exterior, incluindo países como Uruguai, Bolívia, Paraguai, Venezuela e Antilhas Holandesas.


 No mercado doméstico, a marca tem como meta encerrar 2010 com 325 lojas no Brasil, o que representaria aumento de 13% no volume de unidades existentes no início do ano. Totalmente verticalizada, a Hering conta com 11 unidades fabris, tendo encerrado 2009 com produção de 46 milhões de peças, sendo 30% desse volume representado pelo jeans. Atualmente, a marca conta com cerca de 15 mil pontos multimarcas no país, além de outras 60 lojas que revendem seus produtos em países da América Latina.

 

Trabalhando no desenvolvimento de modelagens diferenciadas e acabamentos aprimorados, a empresa busca atrair o público jovem. A marca também investe no envolvimento com projetos sociais, como as linhas especiais Câncer de Mama no Alvo da Moda e Afroreggae, para os quais destina parte da verba obtida com a comercialização das peças.

Hering – 130 anos

 

Como parte da comemoração de aniversário, a empresa se antecipou e levou cerca de cem clientes das marcas do grupo (Hering, Dzarm e PUC) para Blumenau (SC), onde participou da 11a edição da Texfair (Feira Internacional da Indústria Têxtil), e para visitas à matriz da Hering, no bairro de Bom Retiro. Além disso, em agosto, o museu será aberto na casa em que residia a família Hering, também em Blumenau, homenageando a história centenária da empresa catarinense.


“Buscamos manter um relacionamento próximo aos nossos clientes e, podemos conseguir isso por meio de visitas à empresa e a apresentação de desfiles de produtos novos das marcas do grupo. Estamos entrando em um novo ciclo de crescimento e, com a comemoração dos 130 anos, queremos mostrar um pouco da história da marca, transformando uma casa de 1900, onde morava a família Hering, em museu, que vai apresentar pontos importantes na trajetória do grupo.”, conclui Amélia Malheiros, gerente comercial corporativa.

*a jornalista viajou a convite da organização da Texfair