Jeans representa 10% da carga da Braspress

A transportadora, uma das maiores do país, movimenta 700 mil volumes por mês

 

 Com 83 filiais espalhadas pelo Brasil, a Braspress conquistou participação no mercado brasileiro de encomendas urgentes (volumes que não ultrapassam a 60 quilos), tornando-se em pouco mais de uma década numa das maiores transportadoras do país. Dos 700 mil volumes movimentados a cada mês pela companhia, 10% envolvem entrega ou coleta de peças em jeans.

 

“O setor têxtil, mais especificamente o mercado confeccionista, sustenta 20% de toda a movimentação de mercadorias que nós fazemos. É o que tem maior representatividade”, explica Urubatan Helou, diretor presidente do Grupo HP, que controla a Braspress e outras cinco empresas na área de transporte e logística, entre as quais a companhia aérea regional, Air Minas.

 

Sob o controle do Grupo HP, a Air Minas foi reativada em agosto de 2006. Ao longo desses sete meses, a companhia implantou duas rotas operadas com quatro aviões. A primeira interliga São Paulo e Belo Horizonte, com escalas em Varginha e Divinópolis. No final de fevereiro, a empresa anunciou a rota São Paulo/Cuiabá (MT), com escalas em Bauru, Araçatuba e Rondonópolis. Por enquanto, o foco é o transporte de passageiros, mas para o segundo semestre, a empresa planeja lançar o serviço Air Minas Cargo, informa o diretor.

 

Frota renovada

 

Depois do ciclo intenso de investimentos para colocar a Braspress entre as grandes do setor, iniciado a partir de 1994, o destino dos principais desembolsos do grupo será a Air Minas. Na Braspress, os planos para 2007 envolvem a renovação de parte da frota, hoje composta por 800 veículos. Cerca de 150 dos caminhões serão substituídos por modelos mais novos. A intenção é operar uma frota com idade média de 2,5 anos. Também incluem a tecnologia que sustenta a operação, com o desenvolvimento de uma versão mais atual do software de gestão em uso.


Apenas nos últimos dois anos, foram investidos R$ 150 milhões na Braspress, principalmente em automação e construção de terminais de distribuição (chamados internamente de filiais). A matriz na capital paulista conta com um moderno sistema de esteira, completamente automatizado, que entrou em operação em 2004 e exigiu investimento de US$ 6 milhões. O sistema controla toda a operação de recebimento e despacho das mercadorias para todo o país, que somam cerca de 13 toneladas por mês.

 

No ano passado, a Braspress faturou R$ 325 milhões e, para 2007, Helou projeta crescimento de 5%. Concentrar negócios em alguns segmentos é a estratégia que a empresa pretende aperfeiçoar. “A especialização permite que nossas operações estejam a cada dia mais padronizadas”, avalia Helou. Ele explica que os negócios são balizados pelo valor agregado e pelas dimensões do produto transportado. “Não aceitamos uma encomenda que não seja compatível com a força humana – notadamente com a força da mulher, uma vez que 56% dos nossos motoristas urbanos são mulheres”, observa o diretor da Braspress, empresa que representa 80% do faturamento do grupo HP.

 

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reprodução/Braspress
Urubatan Helou/Sérgio Morita (Braspress)