O investimento de R$ 3,5 milhões inclui a unidade, que deverá ser inaugurada no próximo semestre, a compra de equipamentos, como um equipamento de marcação a laser, e uma estação de tratamento com vista ao reúso de água.
Há 17 anos no mercado, a lavanderia Santo André, localizada em Natal (RN), deverá mudar para uma nova sede no próximo semestre. Localizada em Macaíba, também no Rio Grande do Norte, a nova unidade contará com 6 mil metros quadrados de área, o triplo da atual, que ocupa 2 mil m². Com a mudança, aumenta também a capacidade de produção da lavanderia. Atualmente, o volume mensal beneficiado gira em torno de 170 mil peças, que atinge o limite da capacidade. Como o projeto para este ano é aumentar a carteira de 20 para 30 clientes, a expectativa é ampliar a produção para 300 mil peças por mês, praticamente dobrar a capacidade, conta Daniel Barbosa, proprietário da lavanderia.
Para fazer frente à expansão, os investimentos incluem a compra de mais equipamentos. De acordo com Barbosa, foram adquiridas sete máquinas de lavar – seis delas com capacidade para 300 kg cada uma e uma de 400 kg; quatro secadoras de 100 kg cada; duas centrífugas, sendo uma de 200 kg e a uma de 100 kg; e uma máquina de marcação a laser de 600w, o maior modelo em linha no mercado. O projeto da nova sede contempla, ainda, a construção de uma estação de tratamento de efluentes preparada com um sistema capaz de garantir o reúso de 90% da água consumida para abastecer processos de lavagem, reciclagem que na sede atual não era realizada. De acordo com o proprietário da lavanderia, em 2013, o investimento total deverá atingir R$ 3,5 milhões, incluindo a compra do terreno, a construção, e a aquisição dos novos equipamentos.
- Foto 1
- Foto 2
- Foto 3
- Foto 4