Malwee compra marca Mercatto

Acordo ainda a ser analisado pelo Cade inclui o direito da empresa catarinense de explorar a rede de franquias da marca carioca de moda feminina.

Como parte do plano de expansão da presença no varejo, o Grupo Malwee, de Jaraguá do Sul (SC), anunciou na semana passada que assinou contrato pelo qual compra a marca Mercatto, carioca de moda feminina, e o direito de explorar as franquias da rede de cem lojas distribuídas por 18 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Atualmente, são 56 lojas franquiadas e será para essa fatia que a empresa catarinense desenhará o projeto de expansão.

As outras 44 lojas são próprias, todas localizadas no Rio de Janeiro, e permanecerão sob a gestão da família que fundou a Mercatto em 1994. O valor da transação, que ainda depende de análise pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Também não está claro ainda como será feita divisão da rede de varejo na prática, se a as lojas próprias vão operar como Mercatto ou não. Tampouco foram divulgados detalhes em torno do abastecimento das lojas, uma vez que a Mercatto mantinha produção própria.

Sobre a nova aquisição Guilherme Weege, presidente do Grupo Malwee, afirma em comunicado ao mercado: “A marca Mercatto ganhará um plano de expansão visando facilitar o acesso do consumidor aos produtos”. Aprovada a compra, a companhia catarinense avança com um dos grandes grupos de moda do Brasil, para gerir dez marcas. Seu faturamento ronda a casa do R$ 1,5 bilhão e detém parque industrial com dez unidades fabris. Além da marca Malwee e Malwee Brasileirinhos, o grupo controla a Carinhoso, a Enfim, a Zig Zig Zaa, a Liberta (de moda íntima, fitness e homewear, para crianças e adultos), a Wee! (a mais recente, para disputar o segmento de tamanhos grandes), a Puket e a Scene, ambas incorporadas ao portfólio no ano passado em operação de compra.