Marc Ecko confere resultados do projeto Design for Life no Brasil

O fundador da Ecko Enterprises pretende desenvolver outros programas semelhantes no país, animado com o desempenho da operação brasileira

 

Rodrigo Costa, Marc Ecko e Eron Mariano

Visitando o Brasil pela primeira vez, o fundador da Ecko Enterprises e ex-grafiteiro Marc Ecko esteve em São Paulo na semana passada, consolidando os planos de crescimento do grupo para o mercado local. A gestora de marcas TBC (The Brands Company), parceira da Marc Ecko Enterprises no Brasil, pretende ampliar o número de revendas das marcas Ecko Unltd., Ecko Red, Marc Ecko Cut & Sew, Zoo York e G Unit no país. Atualmente, a empresa trabalha com 800 lojas e o plano é atingir cerca de 3 mil pontos, nos próximos cinco anos.

 

Até 2014, a TBC planeja, ainda, contar com 40 lojas franqueadas da Ecko, conta Hayo Cohen, presidente da companhia brasileira. Segundo ele, toda a produção do volume vendido no Brasil é feita no próprio país, atingindo cerca de 1 milhão de peças anualmente entre todas as marcas, sendo 15% delas representadas pelo jeans.

 

As metas das duas empresas são ambiciosas. Nos próximos sete anos, o plano é ampliar a presença das marcas do grupo no mercado nacional, a ponto de a operação brasileira movimentar US$ 150 milhões, o equivalente a 10% do que o grupo do ex-grafiteiro faturou em 2008.

 

Projeto social

 

Marc Ecko abriu a exposição que apresentou os resultados do projeto social Design for Life, lançado em março a partir da parceria entre a Ecko, a TBC, o IED (Instituto Europeo di Design) e a Associação Cidade Escola Aprendiz. Durante quatro meses 13 jovens selecionados pelo Aprendiz receberam aulas no IED para criação de uma coleção de camisetas que será comercializada pela marca Ecko Unltd.

 

Um júri escolheu os dois melhores trabalhos, entre os desenvolvidos no curso, que receberam uma bolsa de estudo no valor de R$ 73 mil, o equivalente a três anos de curso no IED, informa o portal Aprendiz. O programa doou um computador equipado com programas gráficos. Os alunos vencedores foram Eron Mariano e Rodrigo Felipe Costa Vieira.

 

Nos Estados Unidos, o projeto é realizado pela ONG SEE (Sweat Equity Enterprises), também criada por Marc Ecko. “O SEE foi criado há cinco anos, e nossos diretores são desafiados a levar o projeto para variados lugares no mundo. Nosso objetivo é tanto trabalhar com estudantes como com educadores. A parte mais difícil é a comunicação entre os educadores dos diferentes países. É muito bom receber tanta importância por aqui, já que nos Estados Unidos é difícil atrair tanta atenção para o sistema educacional e para as pessoas menos privilegiadas. Pretendemos fazer outros projetos no Brasil, até porque, as coisas devem ter uma continuidade. Primeiro se engatinha e depois se anda”, disse o empresário durante a apresentação do projeto.

 

De acordo com ele, o sucesso da marca é resultado de muito planejamento e medidas controladas. A crise na economia norte-americana torna as ações da marca ainda mais cuidadosas. “Os Estados Unidos sempre sentiram que podiam andar sobre a água, imbatíveis, e essa crise veio para mudar as coisas. Agora, as estratégias devem ser melhor analisadas de acordo com a nova realidade”, comentou Ecko.

foto: Alex Kidd