Mercado Livre lança piloto de moda com o Brás

Mercado Livre lança piloto de moda com o Brás

Intenção é atrair 400 lojistas da região para vender pela plataforma de ecommerce.

Mercado Livre lança piloto de moda com o Brás

De modo a reforçar a categoria de moda na plataforma, o Mercado Livre lança projeto piloto com o Brás. Nessa fase, a intenção é atrair 400 lojistas da região, entre os que já vendem pela plataforma de ecommerce e outros sem experiência de venda online. A busca por esses parceiros comerciais é ativada. Para a seleção, o Mercado Livre vai considerar o sortimento de produtos e a formalização. Dependendo do resultado, a companhia já tem mapeado outros polos de moda no Brasil para onde poderia expandir o projeto.

“Maior e-commerce da América Latina, o Mercado Livre está apostando nos empreendedores do Brás – um dos maiores centros de tendência fashion do país -, para se consolidar como o principal destino de compras de moda no comércio eletrônico”, afirma a companhia em comunicado à imprensa. Além de variedade de sortimento de produtos, a plataforma visa o aumento da recorrência de clientes.

A fim de atrair os lojistas do Brás, o Mercado Livre lança o piloto prevendo a implementação de uma série de iniciativas. Instalou escritório e um posto de distribuição em um dos principais shoppings da região, mas não informa em qual. Também colocará um consultor dedicado que acompanhará o vendedor durante três meses, oferecendo suporte para as operações no dia a dia; condições comerciais diferenciadas; auxílio para cupons; campanhas exclusivas e fotos dos produtos em alta qualidade. Nesse piloto, Moda segue a política da plataforma que prevê frete grátis para compras acima de R$79,90.

EXPANSÃO DA CATEGORIA NO BRASIL

Mercado Livre lança piloto de moda com o Brás

“Sendo o Brás uma região com muitas PMEs, identificamos a oportunidade de oferecer serviços locais que ajudem os vendedores a acelerar a curva de crescimento de vendas no Mercado Livre. Ao mesmo tempo que democratizamos o acesso à moda, levamos opções acessíveis de produto e preço para população de todo o país, unindo a diversidade de produtos e tendências”, declara em comunicado Julia Rueff (foto), VP de marketplace do Mercado Livre no Brasil sobre a ação em que lança o projeto piloto no Brás.

Como reflexo da movimentação para ampliar a participação da categoria de moda nas vendas, a empresa afirma que na comparação entre o primeiro trimestre de 2022 e primeiro trimestre de 2023, o número de vendedores da categoria de moda cresceu 21%, enquanto as vendas tiveram aumento de 27%. O Mercado Livre não fornece dados de valor e quantidade.

No Brasil, a plataforma de ecommerce opera com cerca de 500 lojas oficiais de moda, incluindo roupas, calçados e bolsas. Uma das mais recentes foi a parceria fechada em maio com o Movimento Sou de Algodão, da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), envolvendo 16 marcas que integram o grupo: Aramis, Amazonia Vital, Atelier Dando o Nó, Bentii, Cippóo, Deborah Slings, Galpão 71 Camiseteria, Luna, Mibello, Myneira Decor, Nos Alpes, Pangéia, Verona, Zele, Zupt Baby e Zuzu Pijamas.

Conforme dados da companhia, o Mercado Livre atingiu em geral 148 milhões de usuários ativos na América Latina em 2022, sendo 73 milhões de compradores e 3,3 milhões de vendedores. Esse ecossistema alcançou no ano 509 visitas, 36 compras e 173 transações a cada segundo. Em 2022, a receita líquida da plataforma atingiu US$10,5 bilhões e superou a marca de mais de 1 bilhão de produtos enviados.

fotos: divulgação