New Magic vai mudar fábrica para Barra Mansa

Cidade fluminense desenvolve planos de atração de novos investimentos, oferecendo incentivos para a área de moda, como redução de ICMS

A New Magic Jeans vai abrir fábrica em Barra Mansa, no Rio de Janeiro. Atualmente, a empresa mantém dois galpões em Barueri, na Grande São Paulo, um para confecção e outro para estoque e distribuição. A empresa é a primeira grande confecção a se transferir para a cidade fluminense, onde terá à disposição área de 3 mil metros quadrados. Inicialmente, porém, será construída uma planta de mil metros quadrados. O investimento está avaliado em cerca de R$ 1 milhão, que inclui compra de maquinário, e deverá gerar cem empregos diretos. A ação é resultado do trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Barra Mansa, que tem procurado facilitar os trâmites para a abertura de empresas na região, com base nos incentivos fiscais previstos pela chamada Lei da Moda, que entre outras concessões, oferece regime tributário especial com ICMS de 2,5% sobre o faturamento mensal.

Segundo o titular da pasta, Luís Antônio Nogueira Feris, o projeto de atração de novos investimentos para a cidade está em curso desde 2009. Para a empresa que fabrica jeans desde 2007, a mudança é estratégica, especialmente do ponto de vista logístico. “Temos interesse porque alguns de nossos clientes, como a Lojas Leader, têm centro de distribuição no Rio de Janeiro, facilitando o atendimento”, explica Vera Pereira. do departamento financeiro da New Magic. Ela conta que em Barueri ficarão as áreas de desenvolvimento de produto, comercial, administrativa e o estoque da empresa. “A fábrica de Barra Mansa futuramente concentrará todo o setor de costura, lavanderia e acabamento”, informa Vera. Começa pela parte de costura. A expectativa é a nova planta entrar em operação no início do ano que vem.

Além da confecção de jeans, Barra Mansa atraiu investimentos de empresas de outras áreas. Segundo Feris, a rede Droga Raia instalará na cidade um novo ponto de distribuição na região fluminense. “Por conta da desburocratização, o tempo para se abrir uma empresa aqui em Barra Mansa chega ao máximo de cinco dias, quando a média nacional é de cerca de 150 dias”, garante o secretário. Pelo cálculo dele, os benefícios concedidos renderam, desde 2009, a geração de 5.694 postos de trabalhos, incluindo redução do ICMS e dos tributos municipais, IPTU, ISS e ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), além de gerar programas de capacitação de mão-de-obra em parceria com a Associação do Comércio de Barra Mansa e do SENAI.

foto: divulgação