O retorno da Tony Marcel

Depois de oito anos, a marca volta ao mercado para disputar o segmento premium

A marca de jeanswear Tony Marcel reabriu as portas em outubro de 2005 após um intervalo de oito anos. O retorno é marcado por um novo posicionamento de mercado, antes popular. Na logomarca permanecem os aviõezinhos, que ganharam um toque de sofisticação pelas mãos do badalado artista plástico Guto Lacaz. A reformulação do desenho mostra que o novo público-alvo é exigente, ávido pelo diferente e disposto a pagar por isso.

“A moda está exigindo mais, por isso estamos investindo no denim premium”, conta o diretor da marca Marcelo Djanikian. O novo conceito da grife envolve índigos e sarjas especiais, variedade de tecidos, modelagens, lavagens e detalhes especiais. A fabricação de cada peça será restrita a 200 unidades para garantir a exclusividade. O jeans continua como o carro-chefe da empresa, que também desenvolve blusas e casacos com outros tecidos. Serão quatro coleções por ano, uma para cada estação. A idéia, segundo o Djanikian, é ter lançamentos permanentes.

A estratégia de venda continua focada nas lojas multimarcas do Brasil todo, atendidas por meio de representantes comerciais. Contudo, agora, a grife busca as lojas de luxo. O varejo também está nos planos da marca para o segundo semestre. “Vamos abrir uma loja em São Paulo. Local e outros detalhes ainda estão em fase de implantação”, anuncia o empresário.

Terceirização

O que mudou drasticamente foi o processo de fabricação. Antes a marca contava com uma fábrica localizada na Freguesia do Ó, bairro localizado na zona Norte da cidade de São Paulo, que abrigava 600 funcionários. “Hoje, a área de estilo envia os desenhos e as peça vêm prontas”, explica o diretor. Todo o processo, inclusive o beneficiamento, é terceirizado entre seis fábricas localizadas no interior de São Paulo.

Os custos da estrutura anterior foi um dos motivos para a família Djanikian, que já vinha planejando a mudança de ramo, parar com as atividades da marca. Contudo, a veia comerciante, herdada da família de ascendência armênia, fez com que a Tony Marcel voltasse a funcionar. Sobre os valores investidos para o retorno, o executivo segue o que aprendeu com e pai e prefere não revelar.

A Tony Marcel foi fundada em 1979 por José Djanikian. O nome foi inspirado nos filhos Antonio e Marcelo. Nos anos 80, até Xuxa fez campanhas para marca.