Presidium pretende ampliar presença no sul do país

Meta faz parte da estratégia do Grupo Guermar de aumentar a produção de suas três marcas entre 20 e 25%, em 2011

No primeiro semestre, as vendas da Presidium, a marca responsável por metade do volume de produção do Grupo Guermar, de Colatina (ES), aumentaram 35%. Entre julho e dezembro, o plano é ampliar a fatia, especialmente com multimarcas do sul do Brasil. De acordo com Carlos Marques, diretor comercial da marca, atualmente são 280 lojas que revendem as coleções da Presidium, e até o final do ano deverão ser 450 pontos, prevê.

“Pretendemos aumentar a participação em 50% na região, ao longo do segundo semestre, com campanhas ousadas de marketing associadas à distribuição de materiais para o ponto-de-venda e investimento em veiculação em mídias locais”, explica o executivo, que há dez meses cuida da marca Presidium, especializada em jeans para homens e mulheres. O número de representantes na região também saltou de cinco para 12 vendedores.

Foi com essa disposição, que a empresa participou da primeira edição do evento Denim Prêt-à-Porter, realizado em paralelo com o Sul Fashion Week, entre os dias 10 e 11 de junho, na capital catarinense. “Queremos torná-la uma marca desejável no sul do país”, resume ele. Assim como as outras duas marcas do grupo – Geniu´s e AZ Jeans – também a Presidium é comercializada apenas por representantes.

Atualmente, o grupo produz 1 milhão de peças por ano, entre as três marcas. Mas, segundo Marques, a meta de 2011 é crescer de 20 a 25%, atingindo 1,5 milhão de peças no ano. A produção está concentrada na fábrica de Colatina, que inclui a área de lavanderia. Serviços de PL (private label) complementam o volume de produção do grupo. Apenas a parte de acessórios tem produção terceirizada.

A comercialização das coleções próprias está a cargo de 90 representantes: 35 da Presidium, 35 da Geniu´s e 20 da AZ Jeans, a marca exclusivamente de moda masculina e a mais nova do portfólio. Uma equipe de cinco estilistas desenvolve os modelos, que somam 2,8 mil peças por ano, “metade das quais da Presidium”, revela o diretor. Ele ressalta que a empresa trabalha com 300 diferentes tipos de lavagens e que, por isso, mantém um estilista dedicado à criação de processos de lavanderia.

O mostruário do verão da Presidium conta com 430 peças, em coleção lançada no final de maio. O lançamento do alto verão está previsto para o final de julho e o início de agosto.

Tecidos resinados são o forte do verão feminino, como o denim com cara de couro, em marrom e azul, e o denim com acabamento especial que lembra espuma, além das estampas exclusivas, destaca Marques.

Para o masculino, ele aponta a bermuda com sublimação digital e a calça com tecido 11 oz, em 100% algodão, vendida dentro de saco de tecido especialmente criado para enfatizar a marca.