Restaura Jeans vai homologar fornecedor

A seleção será para a filial, a ser erguida no interior de São Paulo com objetivo de reduzir custos e aumentar receita para elevar em 20% o faturamento em 2016.

A catarinense Restaura Jeans planeja tirar do papel este ano um projeto antigo de instalar uma filial no interior do estado de São Paulo. O objetivo é direcionar para a nova central administrativa a demanda por tingimento e renovação de couro das unidades a partir de São Paulo até o nordeste que respondem, atualmente, por 45% dos pedidos, ficando a central catarinense com o atendimento aos estados do sul do país. Dessa forma, a expectativa é reduzir o prazo para execução do serviço e deixar os custos com frete para o franqueado expressivamente menor, diz o diretor executivo, Paulo Conrad.

Ele afirma que a medida é avaliada como uma questão estratégica e uma das principais ações do ano visando ao aumento de faturamento da rede, que negocia para instalar a nova filial ainda neste primeiro semestre. Para tanto, será necessário fazer testes e homologar o fornecedor dos serviços, nos mesmos moldes que a Restaura Jeans trabalha em Santa Catarina. E não será a única medida da empresa para fortalecer a rede e melhorar o desempenho. Os gastos com estratégias de divulgação vão dobrar, para cerca de R$ 1 milhão, com campanhas em canais fechados e revistas de circulação nacional.

Fidelização e ação social
A Restaura Jeans também iniciou um programa de fidelidade, o Ponto a Ponto, e, a cada um R$ 1 gasto na rede, o cliente ganha um ponto que vira crédito para ser trocado por novos serviços. Mas o destaque nas ações de 2016, diz Conrad, é a parceria firmada com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), que vai reverter uma parte da verba obtida com os serviços de tingimento para a entidade. Para tanto, a Restaura Jeans criou o voucher premiado, de forma que o cliente compra o voucher para utilizar quando necessitar do serviço, e será uma parte da verba obtida com essa venda que vai para a AACD. O valor será entregue durante a próxima edição do programa Teleton, veiculado anualmente no SBT para levantar fundos para a entidade. O voucher também dá direito a concorrer a seis iPhones que serão sorteados ao longo do ano, até outubro. “Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a responsabilidade social”, afirma Conrad.

Balanço anual
A Restaura Jeans encerrou 2015 com 262 unidades, 22 a mais do que em 2014, e faturamento de R$ 80 milhões. O crescimento médio de receita por unidade foi de 15%, informa a empresa. Conrad diz que, em épocas de crise, o movimento costuma crescer, já que muitas vezes a compra de uma nova roupa é substituída por um tingimento ou reforma de uma peça que já está no guarda-roupa. Por isso, a meta de crescimento para este ano é de 20%. Entretanto, a abertura de novas unidades fica prejudicada, com os potenciais franqueadores em compasso de espera. Nesse caso, a meta foi reduzida para 23 lojas novas, ante a média de 30 aberturas por ano até 2015, que não se cumpriu no ano passado. Atualmente, 40% da receita da Restaura Jeans vêm da costura (troca de zíperes e barras, principalmente), outros 40% do tingimento e 20% dos demais serviços.

O grupo conta ainda com a franquia Minha Lavanderia – com modelo 100% voltado para lavanderia doméstica e 20 unidades – e com a marca Tinge Mais, que são pontos de coleta em regiões onde a Restaura Jeans não está. Estes pontos ficam dentro de outros estabelecimentos como lavanderias e salões de beleza. Atualmente, a Tinge Mais é um licenciamento, mas os planos são de transformá-la em uma microfranquia.