RM passa a lavar jeans

Buscando ampliar mercado, a lavanderia industrial de Marília, no interior de São Paulo, tem investimento planejado em torno de R$ 500 mil na nova unidade

Localizada em Marília, interior de São Paulo, a lavanderia industrial RM existe há oito anos e lava 50 toneladas de roupas brancas para as indústrias alimentícias da região. Nos últimos dois meses, a empresa decidiu ampliar os negócios e passou a investir no mercado de jeans. Ao todo, serão investidos R$ 470 mil para compra de máquinas que chegarão até o final deste ano. A expectativa é a lavanderia processar 200 mil peças de jeans por mês.

A primeira parte dos investimentos já foi desembolsada. Foram gastos R$ 200 mil na compra de seis máquinas lavadoras que dão à lavanderia capacidade de lavar 150 mil peças por mês, afirma gerente e técnico têxtil da empresa, Almir Petraglia. Os outros R$ 270 mil estão sendo aplicados na compra de duas secadoras de 100 quilogramas cada, uma turbina e mais uma lavadora com capacidade para até 360 kg, que devem chegar à Marília até o final do ano, explica Petraglia.



Por enquanto, as duas unidades de lavanderia – roupas brancas e jeans – funcionam no mesmo lugar. “Estamos ampliando o galpão para que possamos fazer a divisão dos espaços”, acrescenta o gerente, que prevê a conclusão das obras para o ano que vem. A RM Lavanderia começou atendendo uma marca de jeans da região.

Segundo Petraglia, além do investimento industrial, a empresa prepara o mostruário com as propostas de efeitos diferenciados, lixados, corrosão, estonados, resinados, jateados que imitam couro e tie-dye. Como os diferenciados serão a principal aposta da RM, o gerente avalia que a lavanderia não deverá ultrapassar 200 mil peças por mês, quando operar a plena capacidade. “Os diferenciados são mais trabalhosos e requerem mais tempo de maquinário”, avalia.

Na parte industrial de roupa branca, a RM tem clientes como Nestlé, Marilan e Dorin. “É uma região carente de lavandeira”, justifica o técnico da lavanderia que, agora, quer conquistar espaço no mercado de moda.