Santana avalia construção de fábrica no México

Ao completar 45 anos, a empresa anuncia o propósito de em quatro anos ser o maior fornecedor de denim do mundo

Em março, quando comemora 45 anos de mercado têxtil e 12 anos no segmento de denim, a Santana planeja anunciar o início da construção da sexta fábrica do grupo. Desta vez, no México. A nova unidade, cujo projeto está avaliado em US$ 80 milhões, depende em parte de financiamento que está sendo negociado com órgãos de fomento daquele país, entre outras variáveis conjunturais. Se o projeto for aprovado no formato atual, a nova planta teria capacidade para 30 milhões de metros de denim por ano e passaria a operar a partir do segundo semestre de 2009, informou, hoje, 17, Delfino Neto, diretor de marketing da empresa.

“Nosso posicionamento se propõe em quatro anos a ter a liderança mundial do mercado de denim”, avisa o executivo. Com quatro fábricas no Brasil e uma na Argentina, Delfino avalia que em 2010 – com a produção de pouco mais de 100 milhões de metros de denim por ano (dos quais 20 milhões de metros saídos da fábrica argentina), a empresa conquistaria o posto de maior fabricante de denim do mundo.

Delfino Neto: produção em 2008 deverá alcançar 72 milhões de metros de denim 

 Segundo ele, em 2007, a empresa produziu 62 milhões de metros de denim, volume que garantiria o terceiro lugar no ranking, atrás da Tavex/Santista e da Vicunha, nessa ordem. Para 2008, a expectativa é atingir 72 milhões de metros de denim por ano, com um mix de produção sendo 85% sustentados por artigos da Santana e 15%, da Loco, a linha premium da empresa.

@Pesponto
A Santana Têxtil foi fundada em 1963, no Ceará, como uma fábrica de redes. A partir de 1980, quando a segunda geração da família assumiu os negócios, com Delfino Filho, a empresa investiu em fiação, estreando no mercado de denim apenas em 1995.

fotos: divulgação/Santana