Varejo de jeans girou R$22 bi em 2020

Varejo de jeans girou R$22 bilhões em 2020, no Brasil

Dados constam de pesquisa do Iemi, encomendada e divulgada pela Vicunha.

 Varejo de jeans girou R$22 bilhões em 2020, no Brasil

Conforme pesquisa realizada pelo Iemi Inteligência de Mercado, encomendada e divulgada pela Vicunha, o varejo do jeans girou R$22 bilhões em 2020, no Brasil. O valor corresponde a queda de 13% em relação a 2019. Mas, mesmo assim, as peças jeans mantiveram participação nas vendas totais do varejo brasileiro de vestuário em 11%.

Por essa estimativa do varejo de jeans, cada brasileiro gastou, em média, R$103 com jeans em 2020. O Iemi estima 1,3 peça por ano por habitante.

Como a população brasileira atingiu 211,8 milhões de habitantes em 2020, o total do ano giraria, então, em torno de 275 milhões de peças.

Ao GBLjeans, em maio, Marcelo Prado, diretor do Iemi, disse que, dependendo da evolução das vendas no segundo semestre, a expansão do mercado de jeans poderá alcançar entre 10% e 12% acima dos resultados de 2020.

CONSUMIDOR

Além de projetar o tamanho do mercado, o objetivo da pesquisa visou “descobrir o que pensam os brasileiros sobre o jeanswear”. Conforme comunicado da Vicunha, o levantamento destaca dois perfis estratégicos de consumidores.

Identificados como ‘amantes da moda’ são consumidores “que atuam como os grandes propagadores de tendências de consumo desse produto”.

O outro perfil de consumo destacado são os jovens da Geração Z, que têm mais de 16 anos. São considerados importantes porque comporão “a grande massa de consumidores nos próximos dez anos”, ressalta o comunicado da Vicunha.

De maneira geral, as mulheres são as principais compradoras de jeans no Brasil. De acordo com a Vicunha, respondem por 68% do consumo. E quase 90% delas têm até 45 anos.

A maior parte do universo consultado usa jeans em momentos de lazer (42%). Outros 33% vestem para trabalhar. E 15% declaram que vão de jeans a eventos esportivos.

A maioria compra jeans para uso próprio (92% dos casos). A pesquisa ouviu 800 consumidores de moda, de todos os perfis (idade, gênero, poder de compra, amantes ou não de moda) e regiões do país.

“O mercado jeanswear é um importante impulsionador da economia, gerando milhares de empregos e produzindo novas tecnologias que se aplicam a diversos segmentos”, declarou no comunicado, German Silva, diretor de marketing e vendas da Vicunha.

O comunicado também menciona que a cadeia do jeans no Brasil ocupa cerca de 100 mil empregos alocados na produção.