Material da varejista holandesa é aberto, para ser baixado, e inclui exemplo de jeans.
Para o caminho em direção à moda sustentável, o estilista terá que assumir novas atribuições. O papel será mais ativo do que passivo como é hoje, na maioria dos casos restrito a escolher materiais sustentáveis como se essa fosse uma responsabilidade apenas dos fornecedores de tecidos ou aviamentos. Varejista de moda holandesa, a Bestseller cria um guia de design circular mostrando que o estilista deve considerar todas as decisões tomadas em cada etapa do ciclo de valor da roupa – desde a matéria-prima, passando por produção e uso, até a reciclagem.
“Todas as decisões tomadas por designers e desenvolvedores de produtos são críticas para como uma peça de vestuário pode se tornar circular, pois cada decisão impacta positivamente ou negativamente todas as outras fases”, destaca o texto de abertura do guia.
O material foi lançado em formato de PDF, e aberto para download.
O guia inclui um modelo de jeans com design voltado à circularidade, muito centrado no tecido escolhido e pouco em montagem flexível. Sugerindo que uma calça jeans feminina pode virar uma capri ou um shorts.
NOVAS FORMAS DE TRABALHO
Conforme o Circular Design Guide da Bestseller, a nova forma de projetar roupas deve garantir que o produto possa fazer parte de um sistema circular.
“Isso significa que os produtos devem ser feitos com materiais aprovados pela Fashion FWD, projetados para o uso ideal de recursos, durar o máximo possível e serem recicláveis”, recomenda.
Entre os pontos abordados, a recomendação é o design:
1 Usar materiais reciclados, renováveis e seguros.
2 Minimizar ou evitar mesmo o desperdício
3 Durabilidade: pensar em roupa feita para durar, com o uso mais longo possível.
4 Reciclar: feito para ser feito novamente, considerando aspectos de reciclabilidade e pensado para a peça ser desmontada nesse processo.
5 Antes de projetar uma roupa, o guia da Bestseller sugere um checklist para o estilista:
6 Pergunte a si mesmo se, sem comprometer a estética, você pode limitar o desperdício em um design. Às vezes, basta alterar um pouco o padrão para reduzir a quantidade de desperdício.
7 É possível não usar certos aviamentos?
8 Uma etiqueta pode ser aplicada de maneira mais inteligente?
9 Já considerou usar modelagem em 3D, de forma a diminuir a produção de amostras?
10 Certifique-se de que os resíduos de corte possam ser reciclados.
11 Certifique-se de que os resíduos de corte sejam reaproveitados em novos produtos.
FEITO PARA DURAR E RECICLAR
Essa estratégia pode ser difícil de implementar para o mercado de massa, reconhece o guia. “Considere se o estilo poderia ter uma solução para o consumidor se envolver com o produto, adicionando acabamentos ou corantes para os clientes personalizarem o produto”.
Outra maneira de fazer um produto durar é dar ao cliente o maior número possível de opções de uso. Outra opção seria adicionar uma camada térmica removível a um casaco – pode fazer o casaco durar por várias estações.
O guia de design circular da Bestseller destaca ainda que a habilidade de reciclar uma peça de roupa depende da composição do tecido, das cores e estampas aplicadas, bem como da possibilidade de desmontar a peça, incluindo aí os aviamentos, como botões parafusados, que podem ser rapidamente removidos.