Brasileiros preocupados com as mudanças climáticas

Da pesquisa realizada pelo HSBC, participaram 9 mil pessoas de nove países

 

Na última sexta feira, 13, o grupo HSBC apresentou em Londres a primeira pesquisa mundial sobre mudanças climáticas realizada pela companhia, com o intuito de mapear as atitudes da população em relação ao assunto. O estudo HSBC Climate Confidence Index ouviu 9 mil pessoas de nove países de quatro continentes.

 

O Brasil aparece na pesquisa como um dos países com maior grau de preocupação e comprometimento com o tema, ao mesmo tempo em que se revela também o mais pessimista. Cerca de 30% dos brasileiros ouvidos consideram o tema mudanças climáticas como a questão mundial mais preocupante, à frente de pobreza, futuro das crianças, terrorismo e desastres naturais, nessa ordem.

 

O estudo constata que os países em desenvolvimento são os mais dispostos a tratar dos problemas relacionados às mudanças climáticas, enquanto a população dos países ricos manifesta indiferença, relutância e fatalismo. Além do Brasil, a pesquisa consultou pessoas do México, dos Estado Unidos, da França, da Alemanha, da Inglaterra, da China, da Índia e de Hong Kong.

 

 

“Acreditamos que esse estudo servirá de subsídio para que empresas e governos entendam as atitudes que as pessoas estão preparadas para tomar a fim de minimizar suas emissões de carbono. Assim, podemos analisar como trabalhar conjuntamente para financiar novas soluções para o problema”, afirma em comunicado à imprensa Jon Williams, diretor mundial do grupo de desenvolvimento sustentável do HSBC.