C&A lança jeans que gasta menos água

C&A lança jeans que gasta menos água

Cápsula produzida pela Lorsa economizou recurso em lavanderia, chegando a menos de 10 litros por calça, diz a varejista de moda.

A C&A anunciou o lançamento de jeans que gasta menos água no processo de lavanderia. A cápsula com 17 peças, entre modelos para homens, mulheres e crianças, foi produzida em parceria com a Lorsa. Segundo a varejista de moda, a pequena coleção obteve economia de, pelo menos, 65% da água que utilizaria se não recorresse à tecnologia. Para calças, por exemplo, usou 9,5 litros de água por unidade, apenas 20% dos 47 litros de água por peça que consumiria pelo processo convencional.

O processamento em lavanderia teve por base o software EIM (Environmental Impact Measuring), da espanhola Jeanologia. “Esse software possibilita que as marcas consigam medir os impactos ambientais de processos de lavanderia de produtos por meio de um algoritmo de cálculo, mesmo antes da produção. Isso poupa tempo e recursos no desenvolvimento, como água, energia e químicos”, destaca a C&A em comunicado à imprensa.

A empresa acrescenta, ainda, que para os efeitos de lavanderia empregou apenas produtos químicos que não contêm substâncias perigosas. Dessa forma, manteve-se em linha com o programa global ZDHC (Zero Discharge of Hazardous Chemicals), do qual é signatária desde 2011.

COLEÇÃO EM DIA COM A MODA E MENOS ÁGUA

A coleção faz parte do movimento #VistaAMudança da varejista. O objetivo é criar produtos com menor impacto ambiental. O mix do lançamento engloba calças, jaquetas, shorts, tops e bermudas. Conforme a C&A, os shapes carregam informação de moda e estilo, “sem perder os atributos de sustentabilidade”. Para reforçar o conceito, destaca a modelagem baggy para calças femininas. Na lavanderia, incluiu efeito destroyed.

De acordo com a companhia, a iniciativa está alinhada com sua Plataforma Global de Sustentabilidade. A C&A está no Brasil desde 1976, sendo que a subsidiária local está listada na bolsa brasileira a partir de outubro do ano passado. No primeiro semestre, operou com 288 lojas no país.

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