De acordo com a empresa, o fornecimento pela Enel Green Power será suficiente para abastecer 1,5 mil lojas, ou seja, metade da rede.
A Gap anunciou que assinou contrato para compra de energia limpa com a Enel Green Power nos Estados Unidos. O acordo estende-se por 12 anos e prevê a aquisição de 90 megawatts (MW) pela holding de moda do projeto eólico Aurora, atualmente em desenvolvimento em Dakota do Norte. Em comunicado à imprensa, a companhia estimou que a capacidade contratada será suficiente para o consumo de energia de 1,5 mil lojas no mercado americano. Atualmente, o grupo opera 3,3 mil lojas entre todas as marcas que controla em todo o mundo- Gap, Old Navy, Banana Republic, Athleta, Intermix, Janie e Jack e Hill City.
O Wind Project Aurora deve começar a construção ainda este ano e entrar em operação comercial até o final de 2020. Essa contratação faz parte da estratégia da Gap de só operar com energia limpa, e de fontes renováveis, até 2030, em todas as suas instalações e operações globais. “Para a Gap Inc., fazer parte da solução climática significa fazer investimentos estratégicos na geração de energia limpa. Hoje, garantimos um caminho para alcançar nossa meta para 2020, mas precisamos fazer mais. Tenho orgulho de me comprometer com energia renovável para 100% de nossas lojas, sedes e centros de distribuição em todo o mundo até 2030”, afirmou em comunicado ao mercado Art Peck, presidente e diretor executivo da Gap Inc.
A maioria das lojas funciona em locais alugados localizados em prédios e shopping centers, configuração que limita a capacidade da empresa de implementar ativos de energia renovável no local. “O acordo com a Enel Green Power permite à Gap Inc. atingir sua meta de energia renovável agregando sua capacidade de eletricidade distribuída nos
Estados Unidos e adquirindo energia eólica equivalente às necessidades de energia para mais de 1,5 mil lojas de varejo. O acordo oferece benefícios tanto para a rede local, adicionando nova geração limpa, ao mesmo tempo em que estabiliza os custos operacionais da Gap Inc. diante da flutuação nos preços da energia”, explicam as empresas na nota à imprensa.
META ENVOLVE FORNECEDORES
O plano da Gap prevê metas de redução de emissões também para sua cadeia de fornecedores. O contrato com a Enel Green Power é o terceiro assinado pela holding de moda este ano. Um deles contempla participação do grupo em contrato coletivo de compra de energia renovável para lojas e operações da marca Athleta. Também assinou contrato de compra de energia por 20 anos com a SunPower para 3 megawatts de energia solar, a partir de usina fotovoltaica instalada em seu centro de distribuição localizado em Fresno, na Califórnia.