Programa ABVTex lança cartilha de instrução

Programa ABVTex lança cartilha de instrução

Material dividido em sete capítulos está disponível online para participantes e candidatos.

Programa ABVTex lança cartilha de instrução

A ABVTex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que representa as principais redes de varejo de moda do país, reuniu as dúvidas mais frequentes que recebeu ao longo dos 12 anos de existência do programa de compliance e decidiu responder na forma de uma cartilha contendo orientações a fornecedores já certificados e os interessados em participar.

Lançou a publicação este mês em formato online. Quem quiser, pode consultar a cartilha do Programa ABVTex diretamente no site. Também há opção de baixar a versão em PDF.

A cartilha está dividida em sete capítulos abordando as melhores práticas recomendadas para o setor, além de prestar orientações sobre o processo de auditoria, como aderir e outros detalhes de participação.

“É uma iniciativa que promove o melhor entendimento do Programa e, por consequência, uma melhor gestão interna das empresas participantes, resultando em conformidade socioambiental em toda a cadeia de valor da moda”, declarou Angela Bozzon, gerente do Programa ABVTex, em comunicado à imprensa sobre o lançamento da cartilha.

CERTIFICAÇÃO

O Programa ABVTex foi criado em 2010 para estimular a adequação de fornecedores da cadeia em torno de práticas, compromissos e aspectos de gestão. Atualmente, envolve 14 tópicos de conformidade a melhores práticas quanto a: trabalho infantil; trabalho forçado ou análogo ao escravo; trabalho estrangeiro irregular; liberdade de associação; discriminação; abuso e assédio; saúde e segurança do trabalho; monitoramento e documentação; compensação; horas trabalhadas; benefícios; monitoramento da cadeia produtiva; transparência e práticas de gestão; meio ambiente.

Submetidos a auditorias externas e independentes, os fornecedores aceitos no programa recebem o selo ABVTex. Dependendo da pontuação recebida são classificados em bronze, prata ou ouro.

O programa está aberto a fornecedores e subcontratados das áreas de vestuário (roupas em geral, roupas íntimas e meias); de itens têxteis para o lar (cama, mesa e banho); de acessórios e calçados.