A Youcom supera desafio técnico para lançar denim black, enquanto a produção da Pool, da Guararapes, ganha escala com a linha Loop.
Duas marcas brasileiras do varejo com foco no público jovem – Youcom e Pool – estão consolidando novos patamares na produção de jeans com fibras reaproveitadas, cada uma com projeto próprio de circularidade. Marca da Lojas Renner, a Youcom anuncia o lançamento do primeiro jeans em denim black que vence o desafio técnico de empregar tingimento preto em fibras têxteis pós-consumo. De sua parte, a Pool, marca da Riachuelo, lança a linha permanente Pool Loop na qual amplia o uso de jeans produzido com denim que tem na composição algodão reciclado.
Ambas – Youcom e Pool – usam no projeto de circularidade jeans produzido contendo fibras reaproveitadas de resíduos têxteis, mediante a consultoria da Cotton Move.
TINGIMENTO BLACK

O lançamento da Youcom é parte do projeto Jeans for Change da Renner, criado em 2014. Por essa iniciativa, as lojas da rede coletam jeans usados que são desfibrados, retrabalhados e reaproveitados, voltando a ser tecido e dando origem a novas peças. A primeira calça desse projeto foi lançada em 2020, em denim de tingimento blue.
Com o lançamento de denim black, o projeto supera um dos principais desafios técnicos. Após quase um ano de desenvolvimento foi possível produzir denim black com matéria-prima reciclada, mantendo qualidade, durabilidade e estética, informa a Youcom por comunicado à imprensa.
A cor preta é tecnicamente desafiadora em processos com fibras reaproveitadas, uma vez que o tingimento intenso pode ser prejudicado por resíduos de corantes empregados na produção original e pela mistura de fibras. Para alcançar o resultado, a Youcom contou com o suporte técnico da Cotton Move, empresa especializada em inovação têxtil e circularidade.
Conforme a varejista, o processo foi desenvolvido considerando outras variáveis como eficiência hídrica e energética, rastreabilidade completa e design pensado para facilitar o reaproveitamento futuro das peças.
“A cor preta é uma das preferidas do nosso público e faz parte do nosso DNA. Queríamos entregar algo que unisse moda e impacto positivo, e conseguimos”, declara no comunicado Barbara Barreira, head de estilo da Youcom. A nova linha começa com três modelos, incluindo calça feminina, calça masculina e bermuda unissex. A venda desses novos modelos está restrita ao e-commerce e algumas lojas da rede.
ALGODÃO RECICLADO
Amparada pela produção própria com a Guararapes Confecções, a Pool aumenta progressivamente a oferta de modelos de jeans feitos com denim que leva fibras de algodão reciclado na composição. Com a Pool Loop, aparas têxteis de fornecedores de jeans da marca se transformam em novos fios que dão origem a novas bases compostas por cerca de 25% de algodão reciclado e 75% de algodão ABR virgem (da certificação Algodão Brasileiro Responsável), explica a varejista em comunicado à imprensa.
Para a produção da primeira coleção Loop, foram reaproveitadas 9,4 toneladas de aparas de jeans dando origem a cerca de 42 mil peças divididas em nove modelos masculinos e outros três femininos. O tecido é produzido por fornecedores com a certificação RCS (Recycled Claim Standard) e auditados pela Control Union. Ao todo, a coleção empregou 58 mil metros de tecido, comprovando que é possível unir moda e circularidade em escalas cada vez maiores, ressalta o comunicado.
“O nome da linha é um jogo com a palavra Pool escrita ao contrário. ‘Loop’, no inglês significa ‘dar a volta, retornar’, a expressão ‘em loop’ seria um eterno retorno, que é justamente o que a circularidade nos ensina. Na economia circular, resíduos têxteis não deveriam mais ser descartados, mas retornados para o processo produtivo para que possam virar novas matérias-primas. O mesmo deveria acontecer com as roupas no seu fim de vida, virando insumo para novas peças. Isso já é possível em peças 100% algodão, como as peças que temos em Loop, que além de conter conteúdo reciclado, também são recicláveis. Estamos acelerando toda esta jornada, Pool Loop vem justamente para dar vida e nome a esta história”, declarou Taciana Abreu, diretora de sustentabilidade da Riachuelo no comunicado à imprensa.
fotos: divulgação