Dono das marcas Nicoboco, Occy e Blunt passa a compartilhar informações em um servidor comum fora da empresa.
O grupo Global Co, dono das marcas Nicoboco, Occy e Blunt, optou pela computação em nuvem para compartilhar informações de forma rápida e ter mais segurança. O projeto nasceu da necessidade da empresa em eliminar problemas com o e-mail com a implantação do Google Apps, fornecido pela Dedalus, e gradativamente foi expandido para os outros sistemas como marketing, financeiro e recursos humanos. “Antes tínhamos um servidor que armazenava as informações e que não podiam ser acessadas de qualquer lugar. Com a computação em nuvem, os funcionários podem trabalhar em desenhos e planilhas onde quer que estejam”, explica o diretor presidente da empresa, David El Etter.
O sistema faz uma hierarquia de autorizações para acesso a pastas e documentos e não há necessidade de servidor físico local, permitindo maior segurança. “Já tivemos roubo de servidor que resultou em perda de desenhos de modelos e informações da empresa”, conta Etter. O grupo tem 21 lojas, incluindo unidades próprias, licenciadas e franqueadas, além de representantes em vários estados brasileiros e na Europa. Composta por 40 modelistas e desenhistas, a equipe de criação antes trabalhava em um servidor interno com capacidade para 12 terabytes para armazenar as fichas técnicas de cada peça que, agora, são armazenadas no Google Drive. “Antes da migração, tínhamos um servidor externo e outro servidor interno para manter o sistema de gestão, o armazenamento do trabalho da equipe de criação e para o serviço de e-mails. Usávamos um webmail com domínio para cada uma de nossas marcas e recebíamos mais de 200 mensagens de spam por dia, atrapalhando o trabalho”, explica Etter.
Também não era possível usar as aplicações simultaneamente. “Hoje, aproximadamente 30% dos funcionários já acessam informações no celular e conversam por meio do chat online, diminuindo chamadas telefônicas e aumentando a produtividade, diz Etter. O sistema permite que os funcionários trabalhem em uma planilha, simultaneamente, de forma remota. “Antes nos comunicávamos por e-mail e agora o serviço é compartilhado. A comunicação da diretoria com os funcionários, por meio da rede social interna, também é instantânea”, explica Etter.