Roupa acusa olhar invasor

Designer com conhecimento em arquitetura desenvolve top que altera a forma dependendo da intensidade e da posição dos olhos do interlocutor.

Olhadas indiscretas podem estar com os dias contados. A estilista Behnaz Farahi desenvolveu um tipo de top moldado em impressora 3D que reage ao olhar do interlocutor. Uma câmera discretamente acoplada à roupa detecta os movimentos da espiada, e o rastreamento facial indentifica o sexo e a idade de quem está olhando. E como o equipamento está ligado a sensores, estimulados, os materiais do top expandem e contraem, destacando o local para onde o olhar foi dirigido e bloqueado.

Segundo a estilista, os sensores também reagem com base em estímulos físicos externos, como aumento de temperatura e suor do corpo de quem veste a roupa, quanto internos, como medo e raiva, como se fosse uma pele artificial. O top interativo é recoberto com materiais de diferentes densidades e compostos, moldados parecendo penas. O Caress of the Gaze faz parte de programa Artists in Residence da Autodesk.

GALERIA DE FOTOS


  • Foto 1
  • Foto 2
  • Foto 3