Compra de 65% da marca italiana de calçados reflete estratégia de expansão do grupo para 2023
Entre os vetores de crescimento para 2023, a Arezzo&Co considera a compra de mais marcas e maior participação do vestuário feminino nas vendas totais. Já em janeiro a Arezzo amplia o portfólio com a compra integral da marca Vicenza e, em março, anuncia a aquisição de 65% de participação acionária na marca de calçados femininos italiana Paris Texas, com a qual pretende acelerar o processo de internacionalização do grupo.
Por essa participação, a empresa brasileira pagou €25 milhões (o equivalente a cerca de R$140 milhões, em cotação recente). A transação foi negociada pela ARZZ, subsidiária do grupo na Itália. Considerada marca de luxo emergente, a Paris Texas foi fundada em 2015 por Massimo Baltimora e Annamaria Brivio. E o acordo celebrado prevê a possibilidade de a Arezzo vir a deter 100% do capital.
Outro vetor de crescimento para o ano, o vestuário feminino contempla a linha de roupas da Schutz, o jeans da marca Reversa (braço da Reserva) e a Carol Bassi. De modo geral, em 2022, vestuário sustentou 25% do negócio, informa o relatório que acompanha o balanço financeiro do ano.
A divisão AR&Co, que inclui a Reserva e todas as sublabels além de Baw, amplia a participação, sustentando R$1,2 bilhão da receita bruta total do grupo Arezzo em 2022, que bateu o recorde de R$5,2 bilhões. Com esse desempenho, a AR&Co corresponde à segunda maior contribuição do grupo, depois da marca Arezzo com receita bruta no ano de R$1,3 bilhão.
BALANÇO DE 2022
A receita líquida do grupo Arezzo amplia 45% sobre 2021 e atinge R$4,2 bilhões em 2022.
O lucro líquido da companhia registra R$422,5 milhões, 43,5% acima dos ganhos obtidos em 2021.
A rede de varejo monomarca encerra 2022 com 1.013 lojas, entre franquias e unidades próprias. São 72 a mais do que o grupo operava em 2021. Pontos das marcas da AR&Co somam 179 operações.
Como investimento aplicado ao longo de 2022, o grupo Arezzo reporta R$233,1 milhões.