Receita do Soma encosta em R$5 bilhões em 2022

Receita do Soma encosta em R$5 bilhões em 2022

Grupo assume participação entre as cinco maiores companhias de moda de capital aberto do país.

Receita do Soma encosta em R$5 bilhões em 2022

Impulsionado pelo desempenho em 2022, o Grupo Soma afirma que está otimista em relação a 2023, devido tanto ao pipeline de negócios quanto à margem esperada. Em teleconferência com investidores, Roberto Jatahy, CEO da companhia, respondeu que, no momento, não identifica ativo no Brasil que interesse ao grupo, “independente do tamanho”. “Se surgir (oportunidade), estamos preparados para essa aquisição”, garantiu, acrescentando que marcas do grupo ainda têm muito potencial de crescimento. A receita líquida do Soma aumentou 33% na comparação com 2021, subindo para R$4,87 bilhões, enquanto a receita bruta avançou para R$5,64 bilhões.

Todas as nove marcas do grupo sustentaram crescimento em 2022. A única a mostrar redução é a Off Premium, que comercializa as pontas de estoque das marcas do grupo.

Maior marca do Soma, a receita bruta da Hering cresce 26% em 2022 e registra R$2,33 bilhões.

Segunda maior contribuição do grupo, a Farm Brasil cresce 32,6% de um ano para o outro e ultrapassa R$1 bilhão em receita bruta. Totalizou R$1,19 bilhão em 2022.

Também a Animale comemora receita recorde de R$670 milhões, ressalta o relatório que acompanha o balanço financeiro da empresa. Representa expansão de 24% sobre 2021. Animale é a marca que deu origem ao grupo, lançada em 1991.

O lucro líquido do ano da companhia registra R$384 milhões, 73% acima do ganho de 2021.

A companhia entra em 2023 com rede de 1.094 lojas, entre próprias e franquias, 18 a mais do que operava em 2021. Desse total, 789 pontos pertencem ao grupo de marcas Hering.

Ao longo de 2022, o investimento realizado pelo grupo totalizou R$209,6 milhões, dos quais praticamente metade aplicada em projetos de tecnologia.

ÚLTIMO TRIMESTRE MAIS DIFÍCIL

Sobre o quarto trimestre de 2022, a companhia define como “o mais desafiador” dos quatro, principalmente por fatores externos, como o frio que se estendeu por outubro e novembro, afetando as vendas das coleções de verão no varejo. Também registrou menos gente nas lojas em função dos jogos da Copa do Mundo de futebol, evento que durou um mês, e do período de eleição.

A receita líquida do Soma entre outubro e dezembro atinge R$1,13 bilhão, 11,5% acima de igual período de 2021, quando o varejo voltou ao normal, sem as restrições impostas pelo controle da pandemia de covid-19.

O lucro líquido do quarto trimestre contabiliza R$99,3 milhões.

Constituem o Grupo Soma: Animale, Cris Barros, Fábula, Farm Brasil, Farm Global, Foxton, Hering (inclui Dzarm), Maria Filó, Off Premium e NV.

foto: divulgação