Em três anos, a cadeia de lojas de varejo têxtil pretende operar mais 240 mil metros quadrados
O plano de expansão da Riachuelo, colocada entre as três maiores cadeias de varejo têxtil do Brasil, prevê dobrar a área de vendas até 2013. A meta é liberar para operação outros 240 mil metros nesse período, anunciou ontem, 18, na capital paulista, Flávio Rocha, presidente do grupo Guararapes, durante apresentação no ITMF 2010, fórum internacional da indústria têxtil.
Ele destacou que o desafio não se limita a abrir lojas. Para fazer frente à expansão pretendida, o grupo tem que equacionar duas questões: a industrial, uma vez que a produção tem que acompanhar o aumento de volume; e recursos de crédito para financiar o consumidor. A Riachuelo é o braço do varejo do grupo Guararapes que adotou um modelo integrado de operação, em que controla da confecção ao crédito para o consumidor.
O grupo tem duas fábricas. Um parque fabril em Natal (RN), onde produz as peças em malha, numa planta que conta ainda com tinturaria, estamparia e tecelagem. Na área de confecção, tem capacidade para produzir 200 mil peças por dia. A segunda fábrica fica em Fortaleza (CE), direcionada para a produção de peças jeans (denim e sarja) e camisas, com capacidade para confeccionar 80 mil peças por dia. As lojas Riachuelo absorvem totalmente essa produção. O grupo administra, ainda, a financeira Midway e a transportadora Casa Verde.
Atualmente, a Riachuelo conta com 119 lojas. Segundo Rocha, a expectativa é encerrar 2011, com 149 unidades. No momento, as lojas ocupam grandes áreas – entre 3 mil e 4 mil metros quadrados. Mas a empresa estuda implantar modelos mais compactos, com lojas de mil metros quadrados, contou o executivo.