Anunciado vencedor do desafio Blue Journey

Anunciados vencedores do desafio Blue Journey para lavanderias de jeans

Primeiro lugar ficou com o laundry designer da lavanderia Tomazoni, de Santa Catarina.

A Química Intensa anunciou ontem o resultado do desafio Blue Journey para lavanderias de jeans que, nesta segunda edição, teve apoio da Santista Jeanswear. O primeiro lugar ficou com Rafael Baldo, laundry designer da Lavanderia Tomazoni, de Rio do Sul, em Santa Catarina. Ele venceu porque a peça que desenvolveu recebeu a pontuação mais alta entre as 16 analisadas.

Obteve nota 92,75, de um total de cem pontos. O prêmio é um pacote, com passagem aérea e hospedagem, para conhecer a Denim City de Amsterdam, nos Países Baixos.

Anunciados vencedores do desafio Blue Journey para lavanderias de jeans
Peça vencedora

O segundo lugar ficou com o laundry designer da Lavanderia Santo Antônio, de Laguna, Santa Catarina, Matheus Djanifer Polla, com nota de 91,75 pontos.

Anunciados vencedores do desafio Blue Journey para lavanderias de jeans
Segundo lugar

Em terceiro lugar, com 90,50 pontos, ficou Mário Sérgio, laundry designer da Lavanderia Santo André, de Natal, no Rio Grande do Norte.

Anunciados vencedores do desafio Blue Journey para lavanderias de jeans
Terceiro lugar

As calças foram avaliadas sem que o júri conhecesse a origem de cada uma. Foram seis critérios de pontuação. Criatividade Técnica e Visual; Limpeza; Brilho do tecido; Caimento e Maciez valeram de 5 a 10 pontos cada um. Conceito Comercial e Visual Final foram os dois critérios de maior peso. Valeram de 20 a 30 pontos cada um.

SELEÇÃO

Os finalistas receberam uma sacola contendo um kit de produtos auxiliares da Química Intensa; duas calças masculinas idênticas produzidas com o First Denim Up, com 98,7% algodão e 1,3% elastano, da Santista, mais um metro do mesmo tecido para testes prévios.

Os organizadores do desafio Blue Journey vetaram o uso de máquina de bordar ou empregar tecido diferente do enviado, mesmo para eventuais trabalhos de patchwork. Também ficou proibido aplicar permanganato de potássio, cloro, pó abrasivo e pedra nos processos de lavanderia.

O desafio busca incentivar as lavanderias brasileiras a investirem na produção de peças com conteúdo de moda a partir de processos sustentáveis. A seleção começou com a inscrição de 80 lavanderias, dez de cada polo de produção de jeans: Ceará, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Na primeira fase de seleção, para desenvolver a peça, cada lavanderia recebeu uma sacola contendo um kit de produtos auxiliares da Química Intensa; duas calças masculinas idênticas produzidas com o Soft First Denim, tecido 100% algodão da Santista, com 13,3oz de peso; e mais um metro do mesmo tecido para testes prévios.