O período de inscrições vai durar 15 dias, terminando em 11 de abril, aberto apenas para empresas que tenham no máximo cinco anos de operação.
Geralmente realizado no segundo semestre, o concurso Btobe (Brazilians do Be) foi antecipado. As inscrições para a quarta edição da disputa começaram na segunda-feira, 28 de março, e terminam dia 11 de abril. Os três vencedores serão selecionados no dia seguinte, 12 de abril, informam os organizadores. O resultado será divulgado no BtoBe Demo Day, novo evento do Texbrasil, cuja estréia está marcada para 19 de abril na cidade de São Paulo. Antes a apresentação era feita durante a programação do Casa de Criadores.
Outra mudança é o tempo de mercado das empresas que podem participar. Desde o ano passado, o concurso é aberto apenas para empreendedores de moda, mas, a partir da edição de 2016 só serão aceitas empresas que estejam no mercado há, no máximo, cinco anos (na anterior, o limite era de quatro anos). Outra edição do Demo Fashion Day está prevista para o segundo semestre, em data a ser definida. O concurso é uma iniciativa do Texbrasil, programa de internacionalização da indústria da moda brasileira, desenvolvido em 2000 pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
A organização pretende que o BtoBe se consolide como plataforma de aceleração de startups da área de moda. As três empresas selecionadas (antes eram duas) passam a integrar o projeto BtoBe, de internacionalização de marcas, e de um programa de aceleração de crescimento, desenvolvido pela Tropos Lab, consultoria baseada em Belo Horizonte (MG), especialista em startups, com a finalidade de desenhar “um modelo de negócios que seja economicamente sustentável” sob medida para os vencedores.
Cada empresa pode inscrever apenas um projeto, escolhendo entre três segmentos de vestuário: unissex, feminino ou masculino. Moda infantil está fora. Também vai precisar enviar o lookbook ou catálogo da coleção mais recente; a lista de preços para atacado (se tiver esse canal de venda) e para o varejo; um plano de negócios resumido da marca; um look completo da coleção mais recente; e um vídeo de até quatro minutos, abordando a experiência do estilista à frente da marca, sua motivação para empreender, mercado no qual atua, perfil de cliente que atende, diferenciais competitivos e a expectativa de atuar no mercado global com a marca.
Lançado em setembro de 2013, o concurso BtoBe é uma competição anual, organizada pelo Texbrasil em parceria com o evento Casa de Criadores.