Programa Texbrasil divulga as marcas selecionadas para a edição deste ano, que não terá mais a categoria Estudante.
O concurso BtoBe (Brazilians to Be) anunciou o resultado da seleção dos cinco finalistas cujos projetos ficarão expostos durante a Casa de Criadores, de 13 a 16 de outubro, na capital paulista. Só empresas de moda de, no máximo, quatro anos puderam concorrer nessa terceira edição da disputa, que excluiu a categoria Estudantes. Foram escolhidas marcas que têm em comum a proposta de fugir dos parâmetros definidos por tendências de temporada.
Também foram considerados para a escolha critérios como coleção mais recente, o plano de negócios proposto pela empresa e visão dos empreendedores sobre o mercado de moda global. Apenas uma das marcas selecionadas atua no mercado masculino: é a Cacete Company, que produz camisa, camisetas, cuecas e acessórios, como chapéus de sol, chaveiros e sandálias.
Inicialmente voltada para mulheres, a Miwa lançou a coleção Nós, para o verão 2016, com proposta de moda unissex. A Japonique é uma loja de gadgets da cultura pop japonesa que, há um ano e meio, passou a produzir quimonos femininos, com tecidos e estampas adaptados ao clima brasileiro, em quatro modelagens permanentes.
A Cycleland nasceu para compor modelos para mulheres urbanas e envolvidas em torno de questões como melhoria da mobilidade, bem estar físico e cuidados com meio ambiente. A Iara Wisnik também é uma marca de moda feminina que procura usar materiais, processos e técnicas nacionais sustentáveis, não se atendo a estações, mas, há ciclos de uso de um ano, diz a empresa.
O concurso BtoBe é um projeto nascido da parceria entre a Casa de Criadores e o Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira), mantido pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e pela agência de apoio às exportações Apex-Brasil.