Josué Gomes eleito presidente da Fiesp

Fiesp elege Josué Gomes para presidente

No Ciesp, a presidência ficou com Rafael Cervone, outro nome ligado à indústria têxtil.

Fiesp elege Josué Gomes para presidente

Presidente da Coteminas, Josué Gomes da Silva foi eleito em chapa única para presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Ele assume a liderança da entidade em 1º de janeiro de 2022, no lugar de Paulo Skaf que se manteve no cargo por 17 anos, acumulando também a presidência do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

O mandato do novo presidente da Fiesp é válido até 31 de dezembro de 2025. Conforme entidade, o processo eleitoral da entidade foi acompanhado por comissão externa da qual integraram Sydney Sanches (ex-ministro do Supremo Tribunal Federal), Ellen Gracie (ex-ministra do STF), Almir Pazzianotto (ex-ministro do Tribunal do Trabalho), Ives Gandra Martins (jurista) e Maria Cristina Mattioli (desembargadora aposentada do Tribunal Regional do Trabalho).

No Ciesp, Skaf será substituído por Rafael Cervone Netto com mandato de 1º de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2025. De acordo com o Ciesp, Cervone foi eleito por 62% dos votos. Venceu a chapa de oposição liderada por José Ricardo Roriz Coelho.

DESAFIO DO PRESIDENTE DA FIESP

Ao canal de notícias da Fiesp, Josué Gomes da Silva disse que “suceder Paulo Skaf é um desafio enorme, especialmente neste momento em que, pela primeira vez em décadas, a indústria de transformação apresentou participação no PIB um pouco inferior à do setor agropecuário”.

O empresário também defendeu a retomada do crescimento do setor e o não aumento de impostos.

No canal de notícias do Ciesp, Cervone por sua vez defendeu a união da indústria. “Estamos no auge da manufatura avançada e da indústria 4.0 e uma das discussões é quais serão as vocações da capital e das distritais”, disse para destacar a importância da indústria do interior do estado.

Os dois foram eleitos com apoio de Skaf, que deixa o cargo em 31 de dezembro de 2021.